Governo da França oferece bolsas de estudo para estrangeiros
A Bolsa Eiffel dispõe de programas para pós-graduação, mestrado ou doutorado!
O governo francês, por meio do Ministério das Relações Exteriores, oferece bolsas de estudo para estrangeiros que desejam estudar em instituições francesas de ensino superior no ano letivo de 2019. A Bolsa Eiffel dispõe de programas para pós-graduação, mestrado ou doutorado!
Para a pós e mestrado o valor da bolsa é de 1.181 € mensais, incluindo despesas de viagem de ida e volta, atividades culturais e segurança social. A duração do curso é de 12 a 36 meses. As áreas de estudo priorizadas são direito, economia e gestão, engenharia e ciência política. Além disso, é possível fazer curso de francês.
Universidade da Itália oferece bolsas de estudo com tudo pago
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Já as bolsas para doutorado (em cotutela ou em codireção) são disponibilizadas 1.400 € mensais aos estudantes, com despesas de viagem de ida e volta, atividades culturais incluídas e segurança social. A duração é de 10 meses.
As áreas de estudo contempladas neste programa são: matemática, física, química e ciências da vida, nano e biotecnologia, ciências da terra, do universo e do meio ambiente, ciência e tecnologia da informação e da comunicação.
O objetivo do programa Eiffel é formar futuros líderes estrangeiros, nos setores público e privado. O estudante deve apresentar sua candidatura à universidade escolhida. Depois de admitido, os candidato deve manifestar o desejo de concorrer às bolsas. As instituições encaminham a lista final de candidatos para a Campus France.
Para se candidatar, é preciso ter nacionalidade brasileira (não pode ser dupla nacionalidade franco-brasileira) e ter no máximo 30 anos para mestrado, e 35 anos para doutorado.
O candidate também deve comprovar a proficiência em língua francesa e ter e excelência acadêmica. As inscrições seguem até 9 de janeiro de 2020 e o resultado dos selecionados será divulgado na semana de 23 de março de 2020. Para mais informações acesse o edital.