Governo de SP abre vagas em cursos gratuitos de idiomas

Na capital e Região Metropolitana, 46 unidades são sede dos centros de línguas

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), abriu inscrições para cursos gratuitos de idiomas, em parceria com os Centros de Estudos de Línguas. As vagas são para cursos com início no segundo semestre de 2024.

Nos 151 centros são oferecidas aulas gratuitas de inglês, espanhol, alemão, francês, italiano, japonês, mandarim, além de aulas de português para estrangeiros e Libras, a língua brasileira de sinais.

As vagas são para cursos com início no segundo semestre de 2024.
Créditos: Flávio Florido/EducaçãoSP
As vagas são para cursos com início no segundo semestre de 2024.

Na capital e Região Metropolitana, 46 unidades são sede dos centros de línguas.

Os cursos gratuitos de idiomas

O curso de inglês e de mandarim são ofertados exclusivamente para alunos do Ensino Médio e têm três anos (seis semestres) de duração.

Os cursos de espanhol, alemão, francês, italiano, japonês e mandarim têm módulos semestrais, três anos de duração, e podem ser frequentados por estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental e estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs).

As aulas de Libras são abertas também a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, mas têm três semestres de duração.

Já as aulas de português como língua estrangeira para estrangeiros estão disponíveis para estudantes a partir do 6º ano do Ensino Fundamental e são ministradas por um ano e meio.

Aulas presenciais

Nos CELs as aulas são presenciais. Os estudantes interessados em um dos cursos de idiomas gratuitos da Seduc-SP devem se dirigir a um dos CELs de sua região portando documento de identidade com foto e comprovante de endereço.

Não é necessário estudar naquela escola nas aulas regulares para ser aluno do CEL.

Cada unidade tem autonomia para formar suas turmas, divulgar o resultado das inscrições e organizar os dias e horários de aulas. 

No portal da Secretaria da Educação é possível conferir a lista de CELs do Estado, os idiomas ofertados em cada um deles e seus respectivos endereços.