Grupo educacional debate como adaptar o ambiente escolar ao mundo digital
Você já parou para pensar como deve ser o aprendizado da geração digital?
A cada dia fica mais claro que simplesmente proibir o uso de tecnologia em sala de aula ou apenas trocar ferramentas analógicas, como lousa e caderno por monitores e tablets, não será o paradigma da educação no século 21. O uso do ferramental tecnológico para potencializar o aprendizado é irreversível e mais profundo.
O blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), debate se é possível digitalizar completamente a experiência da transmissão e aquisição de conhecimento e quais são as habilidades necessárias aos professores para colocar esse projeto em prática.
A seguir, veja de que maneira os especialistas em educação estão pensando a integração e interconexão entre a sala de aula tradicional e as novas tecnologias.
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Escola deve ensinar como e onde buscar informações e conhecimento
Ao contrário do que muitos pregam e acreditam, o acesso e o uso cada vez mais intenso das tecnologias não torna o professor desnecessário. O que ocorre na realidade é justamente o contrário. Isso porque, assim como não é suficiente ter acesso aos equipamentos, não basta apenas saber como digitar uma pesquisa no Google ou em qualquer ferramenta de busca online. Nessa nova realidade, além de transmitirem os conhecimentos de suas disciplinas, os professores entram como mediadores e facilitadores do uso dessas tecnologias.
Os professores funcionam como guias que ajudam a separar o que vale e o que não vale buscar, o que vale e o que não vale levar em consideração. É também uma oportunidade riquíssima para aprendizados sobre ética, uma vez que o acesso fácil simplifica também a realização de cópias, plágios. Os princípios seguem os mesmos de sempre, o que muda é a maneira como eles serão aplicados.
Vantagens do uso da Internet pelos alunos são inegáveis
Como estamos vendo, a adoção da tecnologia no ensino não foi e nem está sendo fácil, mas passa pela transformação dos inimigos em aliados. Pesquisas em educação mostram que os nativos digitais são multitarefas, isto é, conseguem se concentrar nos estudos ouvindo música com fone de ouvido e mesmo conectados em programas de mensagens instantâneas ou em redes sociais. Professores que compreendem e se adaptam a essa nova realidade conseguem tirar o melhor da Internet. Ele sabe que, com ela, os estudantes podem:
• Fazer pesquisas de temas diversos, promovendo uma maior autossuficiência no aprendizado;
• Trocar experiências e informações com os colegas e os professores mesmo fora do ambiente escolar, participando de grupos de discussão, fóruns e mesmo grupos da turma em mídias sociais;
• Encontrar documentos, fotos, imagens e notícias para serem usados em trabalhos escolares;
• Consultar enciclopédias online e outras obras de referência como forma de complementar ou mesmo confirmar o que foi aprendido sobre o conteúdo estudado em sala de aula;
• Entrar em contato direto com especialistas sobre o assunto em estudo através de e-mail, programas de mensagens ou pelas redes sociais;
• Ter acesso ilimitado a textos e conhecimentos.
Quer saber mais sobre usar a tecnologia para potencializar o aprendizado da geração digital? Leia o texto completo no site Novos Alunos.
Grupo SEB
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