Guri abre 100 mil vagas em cursos gratuitos de música em SP
Na capital, projeto oferece mais de 15.500 vagas em 36 polos; saiba como se inscrever gratuitamente
O projeto Guri, que leva música para crianças e adolescentes do do estado de São Paulo, está com inscrições abertas para mais de 100 mil vagas em diversos cursos gratuitos. São 500 polos espalhados por todo o estado.
Só na capital e região metropolitana de São Paulo, o Guri está presente com 36 polos de ensino, que oferecem mais de 15.500 vagas.

Em 2025, o Guri celebra 30 anos. Até aqui, mais de um milhão de crianças e adolescentes já passaram pelo programa de educação musical da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
- Gerdau abre vagas para jovem aprendiz em unidade no RS
- Programa oferece bolsas integrais para estudar na China
- Ministério do Trabalho abre 25 mil vagas em cursos gratuitos para jovens de até 29 anos
- Escolegis oferta 45 mil vagas para cursos gratuitos EaD
Cursos gratuitos do Guri
Na capital, o projeto está no centro e nas zonas leste, norte, oeste e sul, e muitos destes locais de ensino instalados em unidades do CEU (Centro Educacionai Unificado), e na Grande São Paulo, em cidades como Arujá, Biritiba Mirim, Caieiras, Embu das Artes, Mairiporã, Osasco, Poá, Rio Grande da Serra e Santo André.
As aulas começam na próxima segunda-feira, 10, mas as inscrições podem ser feitas até 14 de março (acesse aqui)
Para realizar a matrícula, é necessário comparecer ao polo de ensino que deseja estudar, na companhia de um responsável e apresentar os seguintes documentos: certidão de nascimento ou RG (original e cópia); comprovante de matrícula escolar e/ou declaração de frequência escolar; RG da pessoa de referência que estará junto (original e cópia), uma foto 3×4 recente e comprovante de endereço para consulta.
Quem pode participar
Para estudar no Guri não é preciso ter conhecimento musical e nem ter o instrumento em casa. O Guri oferece cursos gratuitos regulares de iniciação musical (de 6 a 9 anos) e curso sequencial (10 a 18 anos), que ensina a cantar ou a tocar um instrumento de forma fundamentada e consistente.
Nesta modalidade, as alunas e os alunos podem optar por uma dentre as diversas opções de instrumento, a depender da oferta de cada polo de ensino.
São diversas disciplinas musicais oferecidas e as opções variam de acordo com cada polo de ensino. Em instrumentos, há cursos de violão, bateria, guitarra, contrabaixo elétrico, acordeão, cavaquinho, bandolim, viola caipira, violão de 7 cordas e muito mais, como piano, teclado e percussão. Há também cursos dos instrumentos que compõem uma orquestra, como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta doce, flauta transversal, clarinete, saxofone, oboé, fagote, trompete, trompa, trombone, tuba, eufônio, percussão e por aí vai. A lista é extensa. Além das tradicionais aulas de instrumento, o Guri também oferece aulas de canto coral e teoria musical, além da organização das práticas de conjunto de acordo com cada tipo de instrumento.
O foco do programa está no atendimento a crianças, adolescentes e jovens, mas a proposta artístico-pedagógica do Guri também visa atender as famílias das alunas e dos alunos matriculados nos cursos. Os maiores de 18 anos interessados em aprender música também podem se matricular nos cursos de Iniciação Musical para Adultos e nos cursos modulares de caráter intergeracional.
A lista completa dos cursos e endereços dos polos está disponível no site souguri.art.br. Antes de sair de casa, entre em contato com o polo de interesse para confirmar os dias e horários de funcionamento.