Com pilha e uma laranja, menino de 10 anos cria helicóptero
Sabe aquelas histórias inspiradoras de crianças incríveis? Pois é, esta é uma delas. Com apenas 10 anos de idade, Daniel de Holanda Lima, que vive no Acre, construiu um helicóptero usando apenas uma laranja, uma pilha de controle remoto, fios, um motor velho de DVD e uma hélice de plástico.
Curioso e criativo, o garotinho diz ter um sonho: ser mecânico de aeronaves. Batizada de “laranjocóptero”, a engenhoca tem feito sucesso na cidade de Mâncio Lima, no norte do país.
O helicóptero ainda não voa, mas a carga que vem da pilha faz a hélice girar. “Ainda vou criar um que voe, vocês vão ver” – disse Daniel ao G1.
- Veja como estão hoje em dia Suzane von Richthofen e os irmãos Cravinhos
- Menina de 10 anos se mata com revólver do pai em São Caetano
- Menino do Acre cria helicóptero a pilha a partir de uma laranja
- Menina de 10 anos grava próprio estupro para provar aos adultos
E como foi que ele fez o experimento? Ele mesmo explica: “Peguei a laranja na casa da vizinha, uma faquinha, furei, e coloquei a pilha. Aí puxei os fios para a parte de trás e coloquei a palheta. Depois só enfiei o motor de DVD e ele já começou a girar, eu sabia que ia rodar”.
O menino está na quarta série do ensino fundamental e se espelha no pai, dono da única oficina que conserta equipamentos eletroeletrônicos no município. Foi assim que, aos quatro anos, começou a construir os próprios brinquedos. “Meus amigos me chamam de inventor, e é isso que eu sou e quero para a minha vida” – diz ele, orgulhoso
“Já fiz um barquinho de talo de buriti [fruta], barco de bananeira, avião de isopor e todos funcionaram. Aprendi vendo meu pai mexer lá na loja. Quero trabalhar com helicóptero, ser mecânico de aviação”, declara.
Assim como Daniel, o pai do garoto, Claudemir da Silva Lima também é autodidata. Ele trabalha como técnico de eletrônica há duas décadas e meia e nunca fez um curso por falta de recursos e oportunidade.
“Nunca tive condições de fazer um curso de técnico em eletrônica, mas quero que ele consiga e realize o sonho dele, que é ser mecânico de aeronaves” – disse Claudemir.
Com a publicação da matéria no site do G1, o garoto ganhou visibilidade. Foi assim que, ontem, ele realizou um sonho: voar. Pela primeira vez, Daniel pôde andar de avião. Lá do alto, ele agradeceu e a primeira coisa que pediu foi para que o piloto sobrevoasse sua cidade natal.
Segundo o pequeno mecânico, os 30 minutos que passou com o pai dentro do avião foram os melhores de toda sua vida. A responsável por realizar esse sonho foi uma empresa de táxi aéreo do Acre.
As surpresas não pararam por aí, um aeroclube de Goiás deu a Daniel um curso de mecânico de aeronaves. Para fazê-lo, o menino precisa primeiro concluir o ensino médio. A proposta da bolsa gratuita vai continuar valendo até que ele se forme no segundo grau.
“Estou emocionado com tudo isso que está acontecendo. Sou muito grato a todas as pessoas que estão comentando e repercutindo sobre aquele helicóptero que ele fez com uma laranja. Nunca imaginei que aquela invenção fosse ganhar tanta repercussão”, disse Claudemir.
Leia mais: