Hora do Código: aprenda programação do zero em mais de 100 atividades com música, games e IA
Tem práticas com músicas da Shakira e Lady Gaga, com os games Minecraft, Roblox e Angry Birds e até Star Wars! Vem saber tudo:
Muita gente já começa a tremer só de ouvir a palavra programação. Mas o movimento global Hora do Código está aí para mostrar que todo mundo, até crianças com mais de 5 anos, podem – e deveriam! – aprender essa linguagem de uma maneira leve e bastante divertida.
A iniciativa, criada pela organização sem fins lucrativos Code.org, e que no Brasil conta com a parceria da Fundação Telefônica Vivo, convida pessoas de todas as idades a dar os primeiros passos na programação a partir de 200 atividades que envolvem música, games e inteligência artificial (IA).
Tem práticas com músicas da Shakira, Lady Gaga, Sabrina Carpenter e outros artistas; com os games Minecraft, Roblox e Angry Birds, e até inspiradas em Star Wars e Irmão do Jorel.
- 5 cursos gratuitos para aprender IA em menos de um dia
- 7 cursos por menos de R$ 35 para você dar aquele up na sua carreira ou mudar de área
- 5 tendências educacionais que são importantes para o desenvolvimento do seu filho
- O que é aprendizagem significativa e como aplicamos em sala de aula
Como funciona a Hora do Código?
O primeiro passo é acessar o site da Hora do Código e clicar em “explorar atividades”. Então, é só procurar aquela que mais lhe chama atenção e clicar em “começar”.
Caso você queira que seu progresso fique salvo para as próximas sessões, é preciso preencher um cadastro super simples na barra superior do site, na opção “Criar Conta”. Escolha se sua conta é de aluno ou professor – sim, essa plataforma também é incrível para usar em sala de aula!
Antes de cada prática, há sempre um tutorial bem simples (e inclusivo para pessoas com deficiências visual e auditiva) que vai explicar como cada treino funciona, sem necessidade de ter qualquer conhecimento prévio.
A ideia é experimentar de graça a linguagem em apenas 60 minutos. É claro que, com apenas esse tempo de prática, você não vai sair por aí desenvolvendo games, apps, sites e sistemas.
A proposta é mostrar na prática e de maneira muito simples como as lógicas da programação funcionam e são empregadas em diversas áreas.
E, caso você queira continuar seus estudos, é só procurar outra atividade ou outros cursos mais completos. Fica a dica: muitos deles, inclusive, estão disponíveis gratuitamente na própria plataforma Code.org.
Destaques da Hora do Código
Imagine poder remixar ou criar em cima de músicas de Shakira, Lady Gaga, Sabrina Carpenter, Katy Perry, MC Hammer e outras feras. O “Music Lab: sessão de composição musical” tem justamente essa proposta. Nele, você usa linguagem de programação para combinar beats e instrumentos presentes nessas canções.
Para quem ama os charmosos bloquinhos de Minecraft, tem várias atividades incríveis. Você usará as funções de programação para controlar os personagens e até fazer tarefas um pouco mais complexas.
E os passarinhos pistolas do Angry Birds vão te ajudar a resolver quebra-cabeças e a escapar de labirintos. De maneira lúdica, a atividade explora conceitos como laços de repetição, condicionais e algoritmos básicos.
O universo de Star Wars vai te ensinar conceitos de programação com blocos de arrastar ou linguagem JavaScript. Você precisa programar droides e até criar seu jogo em uma galáxia muito, muito distante.
Já no “Space Jam da NASA”, você aprende mais sobre música, astronomia e programação. A ideia é programar planetas musicais e criar um sistema solar composto por melodias espaciais.
Curtiu essas atividades? Então, já acesse o site da Hora do Código para descobrir muitas outras.
Sobre a Code.org
Com mais de 80 milhões de alunos e 2 milhões de professores cadastrados na plataforma, a Code.org é uma organização sem fins lucrativos de inovação educacional.
A iniciativa dedica-se à visão de que todos os estudantes, independentemente da renda ou de sua escola, precisam ter a oportunidade de aprender ciência da computação e inteligência artificial como parte de sua educação básica de ensino fundamental e médio.
Para oferecer todo esse conteúdo e atividades gratuitas, a plataforma conta com a parceria da Fundação Telefônica Vivo e de grandes organizações globais, como Microsoft, Amazon, Google e muitas outras.