Hospital da USP em Bauru abre vagas em cursos gratuitos
São oferecidas 142 vagas em cursos de mestrado, doutorado, especializações, práticas profissionalizantes
O Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC/Centrinho) da Universidade de São Paulo (USP) em Bauru está com inscrições abertas para cursos gratuitos de pós-graduação e de extensão.
São oferecidas 142 vagas em cursos de mestrado, doutorado, especializações, práticas profissionalizantes e cursos de atualização e difusão, todos homologados pela USP.
As inscrições serão recebidas nos meses de janeiro e fevereiro e o início das atividades será em fevereiro ou março, de acordo com o curso escolhido. Saiba mais aqui.
Os cursos gratuitos de Hospital da USP em Bauru
Os cursos gratuitos de mestrado e doutorado oferecidos pelo Hospital Universitário da USP em Bauru têm duração de dois até quatro ou cinco anos, e os candidatos devem ter formação superior compatível com as áreas de concentração e linhas de pesquisa do programa de pós-graduação.
Já as especializações têm duração de dois anos e são voltadas a candidatos com graduação em Odontologia.
Os demais cursos têm duração de um ano e são destinados a profissionais graduados em medicina, odontologia e fonoaudiologia, com exceção do curso de difusão, que tem como requisito o ensino fundamental completo.
Mestrado e doutorado
O programa de pós-graduação em Ciências da Reabilitação oferece 46 vagas para os cursos de mestrado e doutorado, seis delas destinadas a pessoas com anomalias craniofaciais, a pessoas pretas, pardas ou indígenas e a estrangeiros ou refugiados, como política de ação afirmativa.
A novidade neste ano é que agora o programa conta com duas áreas de concentração: Fissuras Orofaciais e Anomalias Relacionadas (18 vagas), já tradicional; e Cuidado Interdisciplinar nos Diferentes Ciclos da Vida (28 vagas), com início em 2024.
As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio dos formulários eletrônicos de inscrição e de súmula curricular, disponíveis aqui até as 17h do dia 5 de fevereiro.
Atualização em Ortodontia
O curso gratuito de atualização em Ortodontia Interceptora e Ortopedia Facial oferece 12 vagas a candidatos com graduação em Odontologia. Com duração de um ano, o curso tem carga horária de 28 horas semanais.
As inscrições podem ser feitas até 19 de janeiro, a seleção será no dia 6 de fevereiro e o início das atividades em 4 de março.
Especializações odontológicas
Também voltadas a candidatos com graduação em Odontologia, os cursos de especialização oferecem 58 vagas, nas áreas de Dentística, Endodontia, Odontopediatria, Periodontia, Prótese Dentária e Radiologia Odontológica e Imaginologia.
A duração é de dois anos e as cargas horárias variam de 24 a 32 horas semanais, conforme o curso. As inscrições serão recebidas até 19 de janeiro. As atividades começam em 4 de março.
Práticas profissionalizantes
Para as Práticas Profissionalizantes, que têm duração de um ano, são oferecidas 12 vagas. As cargas horárias variam de 16 a 40 horas semanais.
As Práticas Profissionalizantes em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial e em Dentística são voltadas a candidatos com graduação em Odontologia e as inscrições devem ser realizadas até 19/1.
Já as Práticas Profissionalizantes em Implante Coclear e Próteses Auditivas Implantáveis e em Implante Coclear são destinadas a candidatos graduados em Medicina e Fonoaudiologia, respectivamente. As inscrições estão abertas e seguem até o dia 24 de janeiro.
Os processos seletivos serão realizados em fevereiro e as atividades têm início em 1º ou 4 de março, de acordo com o curso.
Auxiliar de Saúde Bucal
Também estão abertas, até 19 de janeiro, as inscrições para o Curso de Formação de Auxiliar de Saúde Bucal (ASB), na modalidade difusão. Voltado a candidatos com ensino fundamental completo, o curso oferece 14 vagas, tem duração de um ano e carga horária de 20 horas semanais.
A seleção terá duas fases. A primeira é composta de prova teórica de conhecimentos de biossegurança e pontuação do histórico escolar, e acontece no dia 24 de janeiro.
A segunda etapa é composta de avaliação socioeconômica dos candidatos que obtiverem nota igual ou superior a 5 na primeira fase, que será realizada por assistente social do HRAC-USP no dia 31 de janeiro.
Para a ordem de classificação dos candidatos será levado em consideração tanto o nível socioeconômico como a nota obtida na primeira fase do processo seletivo. As atividades do curso terão início em 19 de fevereiro.