Hungria oferece bolsas de estudos para alunos brasileiros

O auxílio financeiro cobre integralmente as taxas de matrícula, acomodação e ainda fornece um auxílio mensal para despesas diárias

Conteúdo por Estudar Fora
26/12/2023 12:06 / Atualizado em 03/01/2024 00:51

O governo da Hungria, por meio da Universidade de Pécs (UP), a mais antiga e tradicional do país, oferece programa de bolsas de estudo para alunos estrangeiros, incluíndo brasileiros.

Uma vantagem para intercambistas é que a Universidade de Pécs tem um foco tradicional na internacionalização do conhecimento superior. Há mais de 30 anos, ela oferece cursos de graduação, mestrado e doutorado com aulas em inglês.

Hungria oferece bolsas de estudos para alunos brasileiros
Hungria oferece bolsas de estudos para alunos brasileiros - Divulgação

Como parte do projeto de internacionalização, a Universidade de Pécs também é uma das universidades que participam do programa Erasmus Mundus.

A UP representa valores clássicos, mas ao mesmo tempo se adapta com sucesso aos desafios dos tempos presentes e futuros.

Bolsa para estudar na Hungria

Aluno brasileiro que deseja estudar na UP tem a vantagem de poder fazê-lo com apoio do Stipendium Hungaricum, o programa de bolsas estabelecido em 2013 pelo governo húngaro para oferecer educação de alta qualidade a estudantes internacionais de mais de 70 países do mundo.

O auxílio financeiro cobre integralmente as taxas de matrícula, acomodação e ainda fornece um auxílio mensal para despesas diárias. Inclui, também, seguro saúde e cobre os custos de um curso básico da língua húngara.

A bolsa oferece uma ampla variedade de níveis de graduação, do bacharelado ao doutorado.

Os estudantes podem escolher entre áreas como saúde, engenharia, ciências naturais, agricultura, negócios, humanidades, ciências sociais, artes etc.

Como se inscrever?

Os estudantes brasileiros podem se inscrever ao programa de bolsas do governo húngaro pela própria plataforma oficial, desde que preencham os requisitos necessários.

Para a graduação, por exemplo, é preciso ter diploma do ensino médio e certificados de proficiência em inglês, como TOEFL, IELTS ou mesmo Duolingo, dependendo do programa.

A lista de documentos exigidos é composta, também, por carta de motivação, currículo, cópia do passaporte e atestado médico.

Ao aplicar, também é necessário escolher um dos “sending partners” disponíveis para o Brasil. Portanto, antes de selecionar o programa de estudos, é recomendado verificar quais são oferecidos por cada parceiro.

As inscrições já estão abertas (até 15 de janeiro de 2024) para quem pretende iniciar os estudos em fevereiro ou setembro do mesmo ano. Candidate-se aqui!