IELTS ou TOEFL: Qual exame de proficiência em inglês fazer?
IETLS é o exame mais popular em todos os continentes; brasileiros e cidadãos latino-americanos preferem TOEFL
Nesta semana, o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão ligado ao Ministério da Educação (MEC), passou a aceitar o Duolingo English Test, teste de proficiência em inglês da plataforma Duolingo.
O teste de proficiência em inglês é um pré-requisito para quem deseja fazer uma carreira internacional.
Os dois mais aceitos no mundo são o IELTS e o TOEFL. Saber qual deles é o melhor depende especificamente do seu objetivo.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- Universidade britânica oferece 42 bolsas de estudo em diversas áreas
Os dois exames são um dos pré-requisitos do processo seletivo para ingressar nas principais universidades internacionais.
Com exceção da América, o IETLS é o exame mais popular em todos os continentes, brasileiros e cidadãos latino-americanos preferem TOEFL, exame mais aceito em universidades dos Estados Unidos
Este ano, a procura pelo exame de inglês britânico IELTS atingiu o seu maior patamar desde 2004, ano no qual o Google passou a catalogar as pesquisas em seu navegador ao longo do tempo. É o que revela um levantamento da Preply. A plataforma de idiomas analisou a procura mundial no Google Trends pelos dois maiores exames que atestam a capacidade de não nativos se comunicarem no idioma inglês.
O teste oficial britânico é utilizado em vários países da Europa para quem deseja comprovar a proficiência no inglês britânico e conseguir bolsas de estudo, vagas de emprego e até visto em países europeus. Enquanto ele dispara, o TOEFL, seu concorrente estadunidense, utilizado principalmente por quem deseja ingressar em uma universidade dos Estados Unidos (EUA), mostra uma queda constante nas últimas duas décadas.
Com exceção da América, o IETLS é o exame mais popular em todos os continentes. Sua presença mais expressiva é na Oceania, tendo 96% de preferência, contra 4% do TOEFL. Em seguida vem a Ásia, onde 70% das buscas são pelo exame britânico contra 30% do teste dos EUA. Após um pico em agosto de 2022, as buscas pelo IELTS seguiram constantes.
American dream? Brasileiros preferem o TOEFL
Indo na contramão das estatísticas mundiais, o TOEFL ainda é o mais procurado no Brasil, com uma popularidade de 70% no país. Apesar de ser popular nos Estados Unidos, ele também é aceito em algumas universidades europeias e no Canadá. No top 10 dos países com maior interesse pelo exame americano, o Brasil ocupa a 5 posição, atrás do México, Indonésia, Japão e Peru. Nota-se uma clara presença de países latino americanos, nos quais a influência e proximidade geográfica é maior.
Segundo o último levantamento da Brazilian Educational & Language Travel Association (BELTA), uma associação que reúne instituições do Brasil que trabalham com intercâmbio, o Canadá — que aceita tanto o TOEFL quando o IELTS– e os Estados Unidos são os dois países mais procurados pelos brasileiros para estudar no pós-pandemia. O primeiro, é a preferência de 80,3% dos estudantes, enquanto o segundo é a opção de 70,7% deles. Em terceiro lugar, vem o Reino Unido, com 69,9% de interesse.
O IELTS, por outro lado, ganha em popularidade nos países que foram colônias ou zonas de influência inglesa, o que pode explicar uma preferência pelo teste, por ser um exame oficial do Reino Unido. A Austrália lidera o ranking dos países nos quais o exame britânico tem mais aderência, seguida pelo Paquistão e Bangladesh.
Além disso, o aumento do trabalho remoto e a abertura das fronteiras europeias pode ter influenciado na procura pelo exame. Alguns países como o Canadá, Austrália e Reino Unido exigem o teste para dar início a um processo de visto, seja de residência, trabalho ou estudo. Dados do escritório para a Imigração, Refugiados e Cidadania do Governo do Canadá mostram que o país tem recebido um grande número de imigrantes provenientes da Índia, Paquistão, Filipinas, Nigéria e outros locais onde justamente o IELTS é o teste mais popular.
Qual é a diferença entre IELTS e TOEFL?
O TOEFL é administrado pela ETS, enquanto o IELTS foi criado pela Universidade de Cambridge e segue sob a tutela do British Council. Uma diferença tácita entre os testes é o seu tempo de expiração. Enquanto o TOEFL é válido por dois anos, o IELTS não possui validade, apesar de muitas universidades requererem um exame feito em no máximo dois anos.
Ambos os testes avaliam a escrita, compreensão, leitura e fala. O TOEFL atribui uma nota máxima de 30 pontos a cada competência, sendo a maior pontuação geral de 120 pontos. O IELTS vai de 0 a 9 e possui dois módulos: Academic e Training, o primeiro para universitários e o segundo para profissionais.
Além do tempo de expiração, os testes possuem diferenças conceituais que se adaptam a diferentes perfis de pessoas. Enquanto o TOEFL é uma prova de múltipla escolha, o IELTS é mais objetivo, demanda muitas informações de cabeça. Quem tem mais facilidade em decorar informações pode preferir o IELTS.
Na prova oral, enquanto o primeiro testa essa habilidade de forma online, com vários participantes na mesma sala, o segundo é feito apenas com o examinador. Quem tem mais facilidade em falar com um grupo grande de pessoas, tende a optar pelo TOEFL.
IELTS ou TOEFL? Qual exame escolher?
A primeira coisa a se considerar ao optar por um ou outro exame é o objetivo que se quer alcançar com ele, destaca a especialista em Outreach da Preply, Yolanda Del Peso. “De forma prática, definir o país que mais combina com o seu perfil já ajuda muito”, analisa.
Além disso, se o objetivo é profissional ou acadêmico, existem outras questões a se levar em conta. Segundo Del Peso, quem presta os exames com foco em estudar deve pesquisar quais os exames mais valorizados nas universidades que almeja.
“Caso o fim não seja acadêmico, novamente, é preciso analisar país por país. No Brasil, como o TOEFL é mais popular, também se torna mais conhecido e pedido pelas empresas que solicitam um certificado de inglês. Para estágios internacionais na Europa, um teste muito requerido é o General Training, oferecido somente pelo IELTS”, avalia Yolanda.