IFSuldeMinas abre 750 vagas em dois cursos gratuitos
As vagas oferecidas são para cursos de capacitação em turismo; saiba como se inscrever
Com o objetivo de capacitar profissionais e interessados na área do turismo, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSuldeMinas) está com inscrições abertas para dois cursos gratuitos.
As vagas são para os cursos “Afroturismo e Afromineiridades” e “Como Promover e Incentivar a Comercialização no Meu Destino Turístico”. A ação é fruto da parceria com o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e integra os programas Cria.Forma e Rotas do Conhecimento, que oferecerão 20 cursos, com mais de 6.900 vagas disponíveis até 2025.
O curso de Afroturismo e Afromineiridades (250 vagas) é voltado para a formação de habilidades profissionais e valorização das culturas afro-brasileiras, promovendo uma abordagem ética e empreendedora.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
Já o curso Como Promover e Incentivar a Comercialização no Meu Destino Turístico (500 vagas) prepara os alunos para atuar de forma autônoma na promoção e comercialização de destinos turísticos, com o intuito de ampliar oportunidades no mercado de trabalho.
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos?
As inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro. Os cursos gratuitos concedem aos participantes um certificado de conclusão no final do ciclo.
Com carga horária de 40 horas, as aulas serão ministradas em formato online, entre 11 de novembro e 13 de dezembro de 2024.
Podem se inscrever nos cursos gratuitos pessoas residentes em qualquer município de Minas Gerais, com idade mínima de 16 anos e ensino fundamental completo.
A seleção dos candidatos será realizada por meio de um sorteio eletrônico, conforme os critérios estabelecidos no edital. Acesse o documento e faça as inscrições no site ifsuldeminas.edu.br.
Cursos técnicos e superiores em 2025
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais também está com inscrições abertas para ingresso em cursos gratuitos técnicos e superiores em 2025.
Ao todo, são oferecidas 3.636 vagas em 84 cursos presenciais e a distância (EaD), sendo 28 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 13 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio), 42 cursos superiores e 1 curso técnico concomitante, todos gratuitos.
As aulas têm previsão de início no 1º semestre de 2025, de acordo com o calendário de cada campus, ainda a ser divulgado.
As oportunidades são para os oito campi do IFSuldeMinas, localizados nos municípios mineiros de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações. Neste vestibular há cursos presenciais e cursos superiores a distância.
Para os cursos EaD, são 450 vagas distribuídas para Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Letras-Português, nos polos Machado, Muzambinho, Alterosa, Campo Belo, Ilicínea, Passos, Santa Rita de Caldas e Bragança Paulista (SP).
Inscrição nos cursos técnicos e superiores
O período de inscrição no vestibular do IFSuldeMinas vai de 16 de setembro a 14 de novembro e, para realizá-la, o candidato deverá acessar aqui.
Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores no valor de R$ 40,00.
Para a seleção dos cursos técnicos integrados e curso técnico subsequente em Enfermagem, a taxa de inscrição será de R$ 20,00.
Finalizada a inscrição no sistema, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de Inscrição, e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica. O prazo final de pagamento é dia 18 de novembro, horário do expediente bancário.
Para os cursos subsequentes, com exceção do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem, e concomitante, não haverá cobrança da taxa de inscrição.
Pode solicitar o não pagamento da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar, por pessoa da família, igual ou inferior a 1 salário mínimo e tiver concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada. Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção, o candidato deverá preencher este formulário.