Ifal abre vagas em cursos gratuitos de tecnologia para meninas

A iniciativa visa capacitar 500 meninas de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) está com vagas abertas em cursos gratuitos 100% online nas áreas de tecnologia e inteligência artificial (IA) voltados exclusivamente para mulheres.

A iniciativa visa capacitar 500 meninas de 15 a 29 anos em situação de vulnerabilidade social.

Ifal abre vagas em cursos gratuitos de tecnologia para meninas
Créditos: Divulgação/Ifal
Ifal abre vagas em cursos gratuitos de tecnologia para meninas

As estudantes selecionadas que não possuam acesso à internet e/ou computadores, terão a possibilidade de frequentar um laboratório de informática do Ifal, onde também receberão orientação dos coordenadores de cursos e de monitores para acompanhar as alunas durante as aulas.

Os cursos gratuitos fazem parte de uma parceria entre o Ifal e o Instituto Panapaná

Cursos gratuitos de tecnologia e inovação

O Instituto Panapaná desenvolveu uma plataforma educacional inovadora, impulsionada por inteligência artificial conversacional, para facilitar o acesso e a personalização da aprendizagem.

A plataforma utiliza IA para adaptar os conteúdos às necessidades individuais das alunas, oferecer suporte contínuo e garantir que todas as alunas aproveitem ao máximo os cursos. Essa abordagem tecnológica garante um aprendizado dinâmico, interativo e eficaz.

Outros cursos incluem empreendedorismo, gestão de projetos, elaboração de pitchs para investidores anjos e preparação para o mercado de trabalho, com aulas sobre como elaborar currículos e se destacar em entrevistas. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail:  contato@institutopanapana.org.br.

Cursos técnicos

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) também está com inscrições abertas para os curso técnicos de Enfermagem e de Informática para Internet no Campus Rio Largo. São ofertadas 26 vagas em cada unidade e todo o processo é gratuito!

As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de junho, pelo site do Sistema de Seleção do Ifal. Podem se inscrever quem já concluiu o ensino médio ou equivalente até a data da matrícula, que está prevista para o mês de julho.