IFCE abre 2,4 mil vagas em cursos gratuitos na área de TI

Interessados podem se inscrever nos cursos até o próximo 26 de junho

O Instituto Federal do Ceará (IFCE) está com inscrições abertas em cursos gratuitos de curta duração na área de tecnologias da informação e comunicação. Candidatos devem se inscrever até 26 de junho, acesse aqui.

Ao todo, são ofertadas 2,4 mil vagas para o público externo e para estudantes de cursos de graduação e técnico do IFCE. A iniciativa faz parte do Programa Residência em TIC 20 Capacita Brasil, projeto do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação em parceria IFCE e a Universidade Estadual do Ceará (Uece).

Os cursos gratuitos são na área de Tecnologias da Informação e Comunicação
Créditos: Divulgação/IFCE
Os cursos gratuitos são na área de Tecnologias da Informação e Comunicação

O objetivo dos cursos gratuitos é o desenvolvimento de habilidades essenciais para o mercado de trabalho, com o apoio de mentores durante toda a jornada.

Os cursos gratuitos oferecidos pelo IFCE

O IFCE oferece as seguintes trilhas: Desenvolvimento iOS, Infraestrutura de Redes 5G e Computação em Nuvem. Serão ofertadas 2.400 vagas, distribuídas entre o público externo e estudantes do Instituto. 

Cada curso possui carga horária de 480 horas, distribuídas em três fases, na modalidade de Ensino a Distância e duração total de um ano. 

Cerca de 70% das atividades do programa serão assíncronas, ou seja, o aluno poderá assistir aulas on-line e realizar atividades conforme a disponibilidade.

As aulas assíncronas estarão disponíveis através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem do IFCE e das instituições parceiras.

Além disso, haverá encontros síncronos remotos semanais com mentores e professores que orientarão os participantes durante toda a formação. Os mentores estarão disponíveis diariamente para dar apoio e tirar dúvidas.

Poderão candidatar-se estudantes residentes do estado do Ceará que se enquadrem em uma das situações a seguir:

  • Alunos cursando o ensino médio regular ou ensino técnico (integrado, concomitante ou subsequente);
  • Estudantes que concluíram (egressos) do ensino médio e/ou curso técnico com até 20 anos de idade ou que tenham concluído o ensino médio, técnico integrado ou concomitante nos últimos 3 anos.