IFMA abre mais de 5 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
Os cursos têm duração de três anos; saiba como se inscrever
O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) está com inscrições abertas para processo seletivo de acesso aos cursos técnicos gratuitos presenciais de nível médio para o ano letivo de 2024.
Ao todo, são ofertadas 5.610 vagas em cursos técnicos na forma integrada ao ensino médio, nas modalidade concomitante e subsequente. Clique aqui e faça sua inscrição agora mesmo.
Os cursos gratuitos IFMA têm duração de três anos e possibilitam ao aluno matricular-se e receber formação que reúne simultaneamente os conhecimentos das disciplinas regulares do ensino médio e as competências da educação profissional.
- Estes são os sintomas mais comuns de autismo em adultos; saiba como identificá-los
- Hungria oferece centenas de bolsas de estudo para graduação e pós; saiba como se inscrever
- Câncer de intestino: sintomas e prevenção para reduzir os riscos
- País das especiarias e rio sagrado: 6 curiosidades sobre a Índia; a terceira vai te surpreender
Cursos técnicos gratuitos do IFMA
Nos cursos na forma concomitante, o aluno pode cursar tanto o curso técnico escolhido no IFMA como as disciplinas do ensino médio em outra instituição, desde que haja compatibilidade de horário.
Já nos cursos na forma subsequente ao ensino médio, os candidatos precisam ter concluído o ensino médio e precisam ter interesse em receber uma formação técnica no Instituto.
Em todas as formas, o aluno recebe o diploma de técnico de nível médio ao concluir o curso.
Inscrições
Os interessados em participar em uma das três modalidades de cursos precisam realizar a inscrição exclusivamente pela internet, nas páginas oficiais do IFMA ou da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC-PB), que é responsável pela execução do processo seletivo, com gestão do Departamento de Ensino Técnico (Detec/Prenae).
Os candidatos interessados em concorrer às vagas de isenção de pagamento da taxa de inscrição terão o período de 8 a 28 de agosto para realizar.
Já o período de 1º de setembro a 9 de outubro é destinado às inscrições de candidatos que efetuarão o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 30, a qual pode ser paga até o dia 10 de outubro.
Podem requerer isenção do pagamento candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), Programa Auxílio Brasil, PETI e membro de família de baixa renda.
Prova resultado dos aprovados
A prova será realizada no dia 19 de novembro, com duração de três horas tendo o seu início às 13h30.
É necessário que os candidatos estejam munidos de documento de identidade (RG) original ou de documento oficial de identidade com foto que permita sua identificação pelo fiscal, além de caneta esferográfica azul ou preta transparente.
A prova terá 30 questões, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática, cada uma delas com quatro alternativas, com uma única opção correta.
Candidatos com deficiência, enfermidade ou lactantes poderão solicitar condição especial para realização da prova, através de formulário eletrônico preenchido no ato da inscrição. Nesses casos, deve-se anexar cópia do CPF e laudo médico (especificações constantes do Edital).
Além disso, é necessário informar os aparelhos ou equipamentos que usualmente utiliza, os quais serão colocados sob avaliação do sistema de segurança do processo seletivo.
A matrícula presencial ocorrerá no respectivo Campus de escolha do candidato, no horário de atendimento das 8h às 12h e das 14h às 18h, nos dias úteis.