IFMS abre vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) está com inscrições para cursos gratuitos técnicos voltados a jovens e adultos, ofertados presencialmente em cinco munícipios.

São 240 vagas nas opções de cursos técnicos em Administração, Edificações, Informática para Internet e Manutenção e Suporte em Informáticas, todos no período noturno, com ingresso no 2º semestre em Aquidauana, Campo Grande, Coxim, Jardim e Três Lagoas.

IFMS abre vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos
Créditos: Divulgação
IFMS abre vagas em cursos gratuitos para jovens e adultos

A seleção dos inscritos será feita por meio de sorteio eletrônico. Confira aqui lista completa dos cursos ofertados em cada município.

Os cursos gratuitos para jovens e adultos

A oferta de cursos gratuitos é regida por dois editais, ambos publicados na Central de Seleção do IFMS:

  • Edital nº 086/2023 – Cursos técnicos subsequentes, destinados a quem já concluiu o ensino médio. 
  • Edital nº 087/2023 – Cursos técnicos integrados ao ensino médio, na modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja), para quem terminou o ensino fundamental e tem mais de 18 anos.

No caso do Proeja, todos os estudantes matriculados e com presença nas aulas receberão bolsas mensais de mais de R$ 360.

O recurso é proveniente da linha de fomento da Bolsa-Formação (EJA-EPT) da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação (MEC).

Inscrições

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até 3 de junho pela Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, é preciso informar dados pessoais, curso e turno escolhido e, ainda, se irá concorrer pelas vagas ofertadas em ampla concorrência ou por ações afirmativas (cotas). Ao final da inscrição, o candidato receberá um e-mail de confirmação no endereço eletrônico cadastrado.

Metade das vagas é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Os cotistas aprovados nos processos seletivos deverão comprovar essa condição no ato da matrícula. Os que não fizerem a comprovação serão reclassificados em lista de espera.

A previsão é que as aulas tenham início em julho.