IFNMG abre vagas em cursos gratuitos voltados para aquicultura
O prazo para inscrições segue até 27 de outubro/ selecionados vão recebem ajuda de custo
O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) está com inscrições abertas para quatro cursos gratuitos voltados para aquicultura.
As vagas são para os cursos de Aquicultor, de Operador de Beneficiamento de Pescado e de Agente de Desenvolvimento Cooperativista nas cidades de Capelinha, Itaipé, Montes Claros e Janaúba.
O prazo para inscrições segue até 27 de outubro, que devem ser feitas por meio de formulário eletrônico.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
A seleção de estudantes será feita por ordem de inscrição, conforme as regras do Edital nº 935/2024, que está com chamada pública para preenchimento de 270 vagas pelo Bolsa Formação – Programa Aquicultur
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos
Os interessados em participar dos cursos gratuitos deverão ter:
- No mínimo, ensino fundamental I (1º a 5º ano ou antigas 1ª a 4ª série do ensino fundamental)
- Serem maiores de 18 anos.
Os alunos receberão um auxílio para transporte e alimentação no valor de R$ 3,50 por hora de curso. Os cursos serão ministrados no período noturno, de segunda a sexta-feira, entre os meses de novembro de 2024 e março de 2025.
Nas cidades de Janaúba, Capelinha e Itaipé, será ofertado o curso de Aquicultor, com 110 vagas. Ainda em Janaúba, também será ofertado o curso de Agente de Desenvolvimento Cooperativista, com 80 oportunidades.
Em Montes Claros, haverá a oferta do curso de Agente de Beneficiamento de Pescado, com 80 vagas.
Conteúdo dos cursos gratuitos
Os cursos contarão com aulas expositivas e recursos audiovisuais, estimulando sempre o debate de temas discutidos e a realização de pesquisas bibliográficas.
A avaliação será contínua, considerando-se, inclusive, a assiduidade, a pontualidade, a participação nas atividades, bem como a realização das atividades teóricas e práticas.
Também podem ser realizadas visitas técnicas às produções aquícolas do campus ou dos produtores e empresas da área, conforme disponibilidade de recursos e infraestrutura.
A carga horária é 160h para o curso de Aquicultor e Agente de Desenvolvimento Cooperativista e de 200h para o curso de Operador de Beneficiamento de Pescado.