IFNMG oferece diversas vagas em cursos técnicos gratuitos
O Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG), em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, está oferecendo 200 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais.
As oportunidades são igualmente distribuídas para os cursos de Edificações, Química, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho e Informática para Internet.
O objetivo dos cursos gratuitos é qualificar jovens que estejam estudando a partir do 2º ano do ensino médio, ou que já o tenham concluído.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
Como se inscrever nos cursos técnicos gratuitos
As inscrições podem ser feitas no site do IFNMG, no setor de Qualificação Profissional, Emprego e Renda da Nova Prefeitura (bairro Jaraguá) ou no próprio Instituto Federal de Montes Claros.
Interessados em participar do processo podem entrar em contato pelo WhatsApp (38) 2211-3812.
Cursos superiores gratuitos
O IFNMG também está com inscrições abertas para cursos superiores gratuitos com entrada no 1º semestre de 2024, que será realizado por meio de provas.
As vagas são para cursos presenciais nos campi Almenara, Araçuaí, Arinos, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni, além de curso a distância ofertado pelo Cead –nos polos de Bocaiuva, Buritis, Januária, Novo Cruzeiro, Padre Paraíso e Pedra Azul.
Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas.
O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.980,00 por cada pessoa da família), autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.
Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).
Inscrições
As inscrições do Vestibular são gratuitas e devem ser realizadas até o dia 3 de novembro (17 horas), mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da Fadenor (contratatada para a realização do Vestibular).
Para realizar a inscrição, é necessário que o candidato possua acesso a uma conta de e-mail pessoal, válida e ativa.
No ato da inscrição, o candidato deve optar por apenas um curso. Ele deve preencher todos os outros itens do formulário, inclusive o questionário socioeconômico.
O CPF informado deve ser do próprio candidato (não pode ser de pais ou outros responsáveis ou representantes).
O candidato que necessitar de atendimento especializado e/ou específico deverá, no ato da inscrição, informar a condição que motiva a solicitação, sendo o atendimento especializado oferecido a pessoas com deficiência e o atendimento específico devido a gestantes, lactantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O candidato deverá solicitar o(s) recurso(s) de que necessita para realizar a prova.