IFPI oferece 4.460 vagas em cursos técnicos gratuitos

As inscrições no processo seletivo vão até 4 de novembro; saiba como se inscrever

04/11/2024 05:34

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) segue com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos integrados ao ensino médio. O processo seletivo vai até 4 de novembro e está oferecendo 4.460 vagas.

As inscrições estão realizadas exclusivamente de forma online, pelo site do IFPI. É necessário ter cadastro no portão Gov.br. Caso o candidato não tenha cadastro, deverá criar a conta no Portal GOV antes de realizar a inscrição.

IFPI oferece 4.460 vagas em cursos técnicos gratuitos
IFPI oferece 4.460 vagas em cursos técnicos gratuitos - Divulgação/IPFI

Após o preenchimento do formulário de inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto para pagamento da taxa no valor de R$ 15, que poderá ser pago em qualquer banco, instituição financeira habilitada ou por meio de PIX.

As vagas são cursos técnicos gratuitos integrados ao ensino médio (para quem possui apenas o Ensino Fundamental), concomitantes (para quem já está cursando o Ensino Médio) e subsequentes (para quem já completou o Ensino Médio).

Vagas nos cursos técnicos gratuitos do IFPI

As vagas estão distribuídas nos campi Angical, Campo Maior, Cocal, Corrente, Floriano, José de Freitas, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Pedro II, Picos, Pio IX, Piripiri, São João do Piauí, São Raimundo Nonato, Teresina Central, Teresina Dirceu, Teresina Zona Sul, Uruçuí e Valença.

A prova do exame classificatório será aplicada em 15 de dezembro, com 30 questões de Língua Portuguesa e 30 de Matemática. O resultado final do processo seletivo está previsto para 14 de janeiro de 2025.

Candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas para uso de cotas deverão obrigatoriamente realizar o procedimento de heteroidentificação, seguindo as orientações do edital.

A não realização do procedimento e os procedimentos indeferidos irão remanejar o candidato para vagas de ampla concorrência.

Candidato com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial e lactante poderá solicitar auxílio para realização da prova, de acordo com as especificações do edital. A solicitação também é online e deve ser feita até 4 de novembro.