IFPR abre 7 mil vagas em cursos gratuitos; saiba mais
O processo seletivo do IFPR oferece opções de formação que atendem estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental
O Instituto Federal de Educação (IFPR) está com inscrições abertas para cursos gratuitos técnicos e de graduação distribuídos em 28 municípios.
Ao todo serão ofertadas 7.107 vagas, sendo 3.965 para os cursos gratuitos técnicos integrados e subsequentes e 3.142 vagas para os cursos de graduação (bacharelado, licenciatura e tecnologia).
Para os cursos gratuitos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio, as inscrições estão abertas até o dia 1º de novembro de 2024. As inscrições têm um custo de R$ 30. O prazo para os candidatos solicitarem a isenção do pagamento da taxa de inscrição já expirou.
- Estudo revela como alimentos podem combater a perda de memória
- Holbox, o paraíso rústico mexicano que você precisa conhecer
- Como identificar os sinais de açúcar elevado no sangue e agir rápido
- O câncer colorretal pode avançar mais rápido devido a esse fator
Para os cursos de graduação, o período de inscrição vai até o dia 17 de janeiro de 2025. O custo das inscrições é de R$50 e a solicitação de isenção da taxa pode ser realizada até o dia 15 de janeiro de 2025.
Para os cursos de licenciatura não é necessário o pagamento da taxa de inscrição.
A inscrição deve ser realizada através do Portal do Candidato, onde o candidato deverá realizar o login através de sua conta pessoal no Portal gov.br e seguir os passos dispostos no edital correspondente ao tipo de curso desejado.
Seleção para os cursos gratuitos
É importante destacar que para o processo seletivo deste ano a forma de seleção para os cursos gratuitos mudou e não haverá prova.
Para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e subsequentes será feita uma análise de currículo escolar dos candidatos e, para os cursos superiores, será utilizada a nota do Enem.
O processo seletivo do IFPR oferece opções de formação que atendem estudantes que estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental e também os que estão concluindo ou que já concluíram o Ensino Médio. Confira abaixo os tipos de cursos ofertados.
Cursos gratuitos técnicos
Cursos técnicos integrados: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Fundamental. Nesta forma de oferta, o estudante vai cursar o Ensino Médio de forma integrada à formação técnica, concluindo os dois cursos ao mesmo tempo no IFPR.
Cursos técnicos subsequentes: oferecidos a quem já tenha concluído o Ensino Médio, conferindo ao estudante habilitação profissional técnica de nível médio.
Cursos gratuitos de graduação
Cursos de Bacharelado: cursos superiores com organização curricular voltada à formação científica e humanística, conferindo ao diplomado conhecimentos em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
Cursos de Licenciatura: cursos superiores com organização curricular que habilita plenamente o profissional a atuar como professor na Educação Básica, nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, com o grau de licenciado.
Cursos de Tecnologia: cursos superiores que possuem organização curricular estruturada a partir de eixos tecnológicos, habilitando o diplomado a atuar em áreas profissionais específicas nas quais sejam exploradas diferentes tecnologias, com o grau de tecnólogo.
Inclusão social
Ao realizar a inscrição, o candidato pode optar por concorrer às vagas destinadas à ampla concorrência ou então às vagas destinadas à política de cotas adotada pelo IFPR. Atualmente, 75% das vagas de todos os cursos e turmas são destinadas à política de cotas da instituição.
- 60% (sessenta por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental ou médio em escolas públicas do Brasil, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do exame nacional para certificação de competências de jovens e adultos (Encceja) ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino.
- 10% (dez por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas.
- 5% (cinco por cento) do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são reservadas aos candidatos com deficiência.
- Os 25% restantes do total das vagas ofertadas para cada curso e turma são destinados à ampla concorrência.