IFPR abre inscrições para curso gratuito de especialização
Ao todo são oferecidas 175 vagas gratuitas, sendo 98 delas reservadas para ações afirmativas
O Instituto Federal do Paraná (IFPR) abriu inscrições para curso gratuito de pós-graduação Lato Sensu em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica.
Ao todo são oferecidas 175 vagas gratuitas, sendo 98 delas reservadas para ações afirmativas. Com início das aulas previsto para maio, o curso gratuito tem a duração de 18 meses. As inscrições devem ser realizadas até 27 de abril pelo site oficial do EaD do IFPR.

O programa é voltado para graduados de diversas áreas e busca oferecer formação continuada, focando na integração da gestão com a educação profissional e tecnológica. Com mais de 50% das vagas beneficiando grupos como negros, indígenas, pessoas com deficiência e candidatos em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Como se inscrever no curso gratuito do IFPR
Para se inscrever no curso gratuito do IFPR, os candidatos devem atender a requisitos como ser brasileiro nato ou naturalizado, estar em dia com as obrigações eleitorais, possuir diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e ter habilidades no uso de tecnologia, como internet e editores de texto.
As aulas estarão disponíveis em polos localizados em diversas cidades do Paraná, incluindo Apucarana, Cândido de Abreu, Cruzeiro do Oeste, Faxinal, Rio Branco do Sul, Siqueira Campos e Turvo.
O curso gratuito de pós-graduação tem por objetivo oferecer formação continuada a graduados em diferentes áreas do conhecimento, mediante conceitos e estratégias de aproximação e de associação da educação a distância à Educação Profissional e Tecnológica, considerando as vantagens e as limitações dessa articulação e tendo como referência a perspectiva da formação integral, emancipatória e comprometida com a transformação social.
Requisitos
Para cursar a Pós-Graduação Lato Sensu de Especialização em Gestão na Educação Profissional e Tecnológica, na
modalidade Educação a Distância, serão exigidos os seguintes requisitos dos/as candidatos/as:
- ser brasileiro/a nato/a ou naturalizado/a;
- estar quite com as obrigações eleitorais;
- possuir diploma de graduação em qualquer área do conhecimento, devidamente reconhecido pelo MEC;
- recomendável possuir acesso e habilidade no uso de computadores, incluindo, recursos de comunicação on-line
(internet, e-mail, chat e fóruns), programas de edição de textos, planilhas e apresentações, por exemplo, MS-Office e
LibreOffice, navegadores de internet, por exemplo, Firefox e Chrome; - recomendável possuir acesso à internet e a computador para realização das atividades do curso;
- ter disponibilidade de tempo e recursos para comparecer aos encontros presenciais eventuais, conforme previsto no
projeto pedagógico do curso, no polo em que estiver matriculado.