IFSP abre mais de 7 mil vagas em cursos técnicos gratuitos
Candidatos podem se inscrever até 8 de setembro; vagas estão distribuídas em 39 campi
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está com inscrições abertas para cursos técnicos gratuitos nas seguintes modalidades: integrado, concomitante e subsequente ao ensino médio.
São oferecidas 7.037 vagas, distribuídas em 39 campi e dois polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) para o primeiro semestre de 2025.
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
As inscrições devem ser realizadas até 8 de setembro exclusivamente pela internet (acesse aqui). No formulário de inscrição, é obrigatório informar o número do CPF do próprio candidato.
Taxa de inscrição para os cursos técnicos gratuitos do IFSP
Para a inscrição, será cobrada uma taxa de R$ 50 para os candidatos aos cursos técnicos integrados e R$ 20 para os candidatos aos cursos técnicos concomitantes ou subsequentes. O pagamento poderá ser feito por meio de Pix, cartão de crédito ou GRU.
Todos os cursos do IFSP são gratuitos! Não existe cobrança de matrícula ou de mensalidade. O valor pago para participar do processo seletivo é usado para cobrir os gastos com a elaboração e a aplicação das provas.
Modalidades de cursos
Os cursos técnicos integrados ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa tanto o ensino médio quanto o técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino fundamental até a data de matrícula.
Os cursos técnicos concomitantes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, estar matriculado no 2º ou 3º anos do ensino médio em outra escola (exceto para o curso de Edificações do Campus São Paulo, que o ingresso pode ser realizado a partir do 1º ano do ensino médio e para o curso Técnico em Cervejaria do Campus Sertãozinho, para o qual é exigido que o candidato tenha concluído o ensino médio).
Os cursos técnicos subsequentes ao ensino médio são aqueles em que o estudante cursa apenas o ensino técnico no IFSP, devendo, obrigatoriamente, ter concluído o ensino médio até a data de matrícula.
Todos os cursos técnicos integrados são presenciais. Já os cursos técnicos concomitantes/subsequentes tem oferta presencial e em algumas localidades na modalidade Educação a Distancia (EAD).
Prova
As provas terão duração de três horas e serão realizadas no dia 20 de outubro de 2024 na mesma cidade ou região do campus escolhido na inscrição.
As provas serão constituídas por 30 questões de múltipla escolha, com quatro alternativas cada. As questões contemplarão conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática conforme os conteúdos trabalhados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
O horário e o local da prova serão divulgados no dia 17 de outubro.