IFSP seleciona estudantes para intercâmbio em Portugal
O instituto irá selecionar 11 alunos, que passarão sete dias realizando atividades em instituições parceiras na cidade de Porto
O Instituto Federal de São Paulo (IFSP) está selecionando estudantes de cursos técnicos integrados para intercâmbio em Portugal.
Serão selecionados 11 alunos de cursos técnicos integrados ao ensino médio. As inscrições estão abertas de 14 de junho a 7 de julho, exclusivamente pela internet (acesse aqui). O resultado final da seleção será divulgado no dia 31 de julho.
A iniciativa faz parte do Programa de Mobilidade Estudantil Internacional, exclusivo para alunos do IFSP.
Os candidatos devem estar cursando a partir do segundo ano do curso técnico integrado; apresentar Índice de Rendimento Acadêmico mínimo de 7,0 (sete) no momento da candidatura.
Intercâmbio em Portugal
Os 11 selecionados passarão sete dias realizando atividades em instituições parceiras ao IFSP na cidade de Porto, em Portugal, no mês de outubro de 2024.
Nesse período, serão realizadas visitas e participações em eventos junto à equipe pedagógica das instituições anfitriãs.
O objetivo do intercâmbio é proporcionar aos intercambistas o conhecimento de outras realidades socioculturais e econômicas, o avanço de competências para atuação profissional em ambiente transnacional, além do aperfeiçoamento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
As vagas são distribuídas por cinco regiões, de modo a contemplar estudantes de diferentes campi da Instituição. Em cada uma das regiões, dois estudantes serão selecionados, sendo um do sexo feminino e um do sexo masculino.
O edital também se preocupa em respeitar a identidade de gênero declarada pelo candidato no momento da inscrição, bem como seu nome social, quando houver.
Viagem e custos
A viagem a Portugal está prevista para acontecer no mês de outubro de 2024. Todos os estudantes selecionados serão acompanhados por servidores do IFSP durante toda a viagem. Todos permanecerão no mesmo voo e ficarão hospedados no mesmo hotel/alojamento.
Os estudantes serão acomodados em quartos compartilhados entre dois ou três alunos, sempre de mesmo gênero.
O intercâmbio contempla passagens aéreas, acomodação, seguro-viagem, alimentação, emissão de passaporte e deslocamento interno. Demais despesas serão de responsabilidade exclusiva do estudante.