Inep divulga cartilha de redação do Enem 2025; veja como acessar

Documento reforça autenticidade e alerta contra uso de repertórios decorados

09/10/2025 12:45

Os estudantes que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já podem consultar a nova edição da cartilha “A Redação do Enem 2025 – Cartilha do Participante”.

O material está disponível no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e traz informações sobre a Matriz de Referência da prova, além de apresentar amostras comentadas de redações que receberam nota alta no Enem 2024.

O documento reúne orientações fundamentais para a prova de redação, além de trazer exemplos comentados de textos que conquistaram nota máxima na edição anterior —uma ótima referência para quem busca excelência.

Documento reforça autenticidade e alerta contra uso de repertórios decorados
Documento reforça autenticidade e alerta contra uso de repertórios decorados

Entre os destaques da cartilha, uma recomendação ganhou atenção especial: a proibição dos chamados “repertórios de bolso”. Embora essa regra já estivesse presente em edições anteriores, agora ela aparece com mais ênfase.

Segundo o Inep, esse tipo de repertório se refere a “referências prontas, memorizadas e frequentemente utilizadas pelos(as) participantes, de forma genérica e pouco aprofundada, sem uma conexão genuína com o tema proposto”.

Ou seja, o uso de citações decoradas e desconectadas do contexto pode comprometer a nota. A dica é investir em repertórios autênticos, bem articulados e diretamente relacionados ao tema da proposta.

Redação do Enem 2025

No Enem 2025, os participantes precisarão escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo de sua formação.

Cada redação será corrigida por dois avaliadores e cada um deles atribuirá uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências. A soma desses pontos vai compor a nota total de cada avaliador, que pode chegar a 1000 pontos. A nota final do participante será a média aritmética entre as notas totais atribuídas pelos dois avaliadores.

Entre os critérios que conferem nota zero, estão fuga ao tema, texto com até sete linhas, trecho deliberadamente desconectado do tema, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Competências para redação

Ao elaborar a redação, os participantes devem ficar atentos às competências que serão exigidas no texto. Será avaliado o domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; a organização das informações, dos fatos e argumentos em defesa de um ponto de vista; o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e a proposta de intervenção para o problema abordado.