Iniciativa oferece cursos de audiovisual gratuitos para jovens negros do DF
Para promover maior inclusão social e digital, diversas cidades do DF recebem o projeto Caravana da Juventude Negra, que leva oficinas e cursos profissionalizantes nas áreas de informática, audiovisual e empreendedorismo para jovens negros. Os cursos, que são oferecidos de segunda a sábado, até 19 de setembro, têm duração de, no máximo, 36 horas. As salas de aula são adaptadas em uma carreta que, a cada semana, estaciona em uma cidade; para saber o cronograma e o roteiro, acesse o site da Caravana.
Os interessados em participar devem preencher formulário online para a pré-inscrição e levar uma cópia no local, no dia do início da atividade, para confirmação.
Alguns dos cursos oferecidos são TV e rádio web, produção de blogs, sites e páginas nas redes sociais, cinegrafista e edição de vídeos, entre outros. Já as oficinas abordam a elaboração de projetos culturais e captação de recursos, enquanto as palestras ensinam como se tornar empreendedor. A programação, que é válida para todas as cidades, está disponível no site do Semidh – Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF.
- Brasil negro: 7 destinos imperdíveis para o Afroturismo
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
- PUC-PR oferece bolsas 100% gratuitas em cursos de graduação
- Sesi-SP abre inscrições para curso gratuito de robótica
- Como usar melhor a Agenda Cultural do Catraca Livre: confira e escolha os eventos que você mais gosta para curtir a cidade todos os dias!
- Planetário de Brasília tem entrada gratuita todos os dias
Além da programação educativa, a iniciativa leva atividades culturais para o público, como shows e sessões de cinema, que são realizadas todos os dias, no final das tardes.
O projeto Caravana da Juventude Negra tem como objetivo inserir os jovens negros no mercado de trabalho e foi criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos do DF (Semidh) e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), além do programa Juventude Viva.