Inscrições abertas para a edição 2011 do projeto “Conexões”

divulgação
Projeto "Conexões" 2011

Até 28 de março,  grupos de teatro de escolas públicas e particulares e coletivos independentes podem se inscrever no projeto “Conexões”, resultado da parceria entre a Cultura Inglesa São Paulo,  British Council Brasil, Colégio São Luís, National Theatre  de Londres e Escola Superior de Artes Célia Helena. Para ingressar, é necessário acessar o site do projeto e a participação é gratuita.

A 5ª edição do projeto na versão brasileira reunirá cerca de 300 estudantes de 14 grupos de teatro amador. Ao longo deste ano, eles passarão por um intenso processo de experiência teatral, que culminará na “Mostra de Teatro Conexões”, no final do ano. Participam do “Conexões” jovens de 12 a 19 anos.

Neste ano, um dos textos será desenvolvido com a ajuda de jovens internautas, que poderão interagir por meio da rede social, trocando ideias com o dramaturgo Cássio Pires, em março e abril. Os demais textos produzidos para o “Conexões” são “Contos que Cantam Sobre Pousospassáros”, da dramaturga Cláudia Shapira.

Entre os grupos participantes da edição de 2010 que continuam como residentes estão os das escolas públicas E.E. Bairro das Senhorinhas e E.E Matilde Maria Cremm; os de grupos independentes (Im) pertinente e Erro EM Acerto; o da escola particular Colégio Conde Domingos; além dos grupos dos organizadores do projeto: Colégio São Luís, Escola Superior de Artes Célia Helena e Cultura Inglesa. A seleção de mais quatro grupos – dois de escolas públicas e dois de escolas particulares – será feita por sorteio público, neste mês, a partir dos inscritos.

Após o sorteio, os grupos escolherão o texto a ser encenado, entre as quatro opções. Em seguida participarão, durante sete meses, de uma intensa programação, que compreende realização de leituras dramáticas, workshops de imersão com os autores das peças e ensaios com a orientação de professores do Célia Helena Teatro Escola. Todos os anos, um livro é lançado com os textos produzidos. Na edição 2011, 22 textos inéditos voltados para os adolescentes compõem a publicação, com versões em português e inglês.