Inscrições abertas para a Residência LABMIS 2011
Até o dia 24 de outubro ficam abertas as inscrições para o Laboratório de Novas Mídias (LABMIS) no Museu da Imagem e do Som (MIS). As inscrições podem ser realizadas pessoalmente no Museu ou atrvés do Correio.
O LABMIS recebe projetos artísticos de caráter tecnológico para realização de residência artística e participação da Mostra LABMIS 2011. O programa prevê, ainda, a publicação de um catálogo com textos críticos dos orientadores dos artistas selecionados.
Durante os três meses de duração de cada residência, os selecionados têm direito a utilizar ainfraestrutura do LABMIS e ao suporte de orientadores e de técnicos especializados para o desenvolvimento dos projetos inscritos no edital. Há, também, a possibilidade de realizar intercâmbio internacional em instituições parceiras do LABMIS.
- São Caetano e Rio Grande da Serra terão apresentações gratuitas do Coletivo Menelão de Teatro
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
- UFPE e UPE abrem 7,5 mil vagas para curso gratuito EaD
- Espetáculo Amálgama leva malabarismo, acrobacia e dança em sessões no Tendal da Lapa
Os artistas selecionados contam com apoio financeiro e, caso venham de outros Estados, passagem aérea (ida e volta) e hospedagem na capital paulista durante os três meses da residência artística. Ao longo do processo de desenvolvimento dos projetos, recebem apreciação crítica de sua produção por parte de um especialista na área, participam de um encontro público para discussão de suas atividades e têm seus trabalhos exibidos em mostra coletiva de resultados, com a publicação de suas obras em um catálogo da coleção MIS, que traz, também, um texto crítico sobre seu projeto.
Podem participar da seleção artistas maiores de 18 anos, estabelecidos no território brasileiro por um período mínimo de cinco anos. O júri selecionará quatro projetos artísticos inéditos e exclusivos para a Residência LABMIS 2011 que tenham caráter tecnológico nas áreas de fotografia digital, vídeo digital, animação digital, cinema digital, áudio arte, web arte, games, computação gráfica, design deinterfaces, comunidades digitais, software colaborativo, visualização de redes,arte interativa, realidade aumentada, redes sociais, arte e ciência, entreoutras.
Os critérios de seleção constam do Edital e levam em conta desde a qualidade artística e poética do projeto até a viabilidade de realização no cronograma e orçamento determinados. A divulgação da lista de artistas selecionados ocorrerá em cerimônia no MIS e os resultados serão publicados no website do MIS após o evento.
Para acessar o Edital Residência LABMIS 2011 e a ficha de inscrição, clique aqui.
LABMIS
Criado em 2008, O LABMIS é o primeiro laboratório de novas mídias instalado em um museu público brasileiro e pioneiro na seleção de artistas residentes por meio de edital em uma instituição pública.
Em sua terceira edição, a Residência LABMIS objetiva fomentar a criação e a difusão de produções artísticas contemporâneas de acentuado caráter tecnológico, por meio de residências individuais ou de grupos de artistas.