Inscrições abertas para intercambio cultural e de empreendedorismo
Com o objetivo de ensinar as pessoas a aceitarem diferentes culturas, o Pangaea Abroad chega ao Brasil no mês de junho. O programa, que torna estudantes cidadãos globais, promove um intercambio cultural entre norte-americanos e brasileiros, trabalhando o empreendedorismo social. O encontro acontece entre os dias 16 de junho e 3 de julho na sede da Columbia University no Rio de Janeiro. A participação é para jovens de 15 a 21 anos e custa R$60. No entanto, 10% das vagas é destinada a estudantes que comprovem carência. Neste caso, o Pangead tem participação Catraca Livre.
O programa auxilia os estudantes que pensam em expandir suas carreiras acadêmicas e profissionais para outros países. “Não é só falar inglês. Existem muitas diferenças culturais e é preciso ter paciência para entender o outo. A ideia do projeto é fazer com que os envolvidos saibam lidar e aceitem essa diversidade”, explica Diógenes Sev, brasileiro, mestre na Columbia University. Ao lado das professoras Alice Shin e Emily Jensen, da mesma instituição, ele traz estudantes norte americanos para o contato com cariocas.
Tanto brasileiros quanto americanos participam de workshops ministrados pro profissionais de diferentes países, onde temas como empreendedorismo, inteligência emocional e educação inclusiva são tratados. Em três semanas, o grupo visita escolas públicas das redes municipal e estadual, além de percorrer empresas e ONGs, onde para conhecer projetos de responsabilidade social.
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- 3 rotas para incluir na próxima viagem pela América do Sul
- Santa Catarina vai ganhar grande complexo inspirado na Amazônia brasileira; saiba tudo aqui
- MSC Cruzeiros terá roteiro inédito para o Alasca a partir de 2026
Após as aulas, os estudantes se unem para o desenvolvimento de projeto que buscam melhorar os locais visitados no início do programa. A ideia é que os grupos sejam mistos, com brasileiros e americanos. “O nosso objetivo é tirar as pessoas da zona de conforto e fazer com que estudantes de diferentes nacionalidades trabalhem lado a lado”, conta Diógenes. Ao término, os alunos apresentam o que desenvolveram para as empresas visitadas e recebem o feed back do trabalho.
Sobre a inscrição
Os estudantes interessados devem realizar a inscrição até o dia 10 de junho através do email [email protected]. Quem desejar concorrer a uma das bolsas do programa, deve apresentar o próprio contra-cheque ou do responsável e escrever uma carta relatando os motivos do pedido. Mais informações no site do programa.