Inscrições para o Enem foram prorrogadas; Veja como participar
Inscrições do Exame Nacional foram estendidas; Confira detalhes sobre taxas e nova data
O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais que o prazo para as inscrições no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi prorrogado até o dia 14 de junho. Originalmente, o término das inscrições estava previsto para sexta-feira, 7.
A prorrogação do prazo, que inicialmente beneficiaria apenas os candidatos do Rio Grande do Sul devido ao desastre climático no estado, foi estendida para todo o Brasil.
Para realizar a inscrição, os estudantes devem acessar a Página do Participante utilizando o cadastro na conta gov.br.
As provas do Enem estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição, fixada em R$ 85, deverá ser paga até o dia 12 de junho, para aqueles que não obtiveram isenção.
O pagamento pode ser efetuado por Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, e também por boleto bancário, emitido na Página do Participante, que inclui um QR Code para facilitar o processo.
Enem
Desde sua criação em 1998, o Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos alunos ao final da educação básica, sendo também a principal via de acesso ao ensino superior no país.
Os resultados do Enem são utilizados para ingresso no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e no Programa Universidade para Todos (ProUni), além de serem aceitos por instituições privadas e universidades em países de língua portuguesa que possuem acordos com o Brasil.
Os estudantes que ainda não concluíram o ensino médio podem participar do exame como treineiros, permitindo uma autoavaliação nos anos anteriores à finalização da educação básica.
*Com informações da Agência Brasil.