Inscrições para o Sisu 2024 começam na segunda-feira
Garanta seu lugar nas instituições de ensino superior do país; confira as datas e informações essenciais!
Na próxima segunda-feira, 22, terá início o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024, se estendendo até 25 de janeiro, às 23h59. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas diretamente no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
O acesso ao sistema de inscrição do Sisu é feito através do portal Gov.br, utilizando login e senha.
Podem se inscrever eletronicamente todos os participantes do Enem 2023 que obtiveram nota na prova de redação maior do que zero. A seleção dos estudantes será feita pelo sistema do Sisu com base na nota do último Enem, respeitando o limite de vagas por curso, modalidade de concorrência e perfil socioeconômico, conforme determina a Lei de Cotas.
- Descubra como aumentar o colesterol bom e proteger seu coração
- Entenda os sintomas da pressão alta e evite problemas cardíacos
- USP abre vagas em 16 cursos gratuitos de ‘intercâmbio’
- Psoríase: estudo revela novo possível fator causal da doença de pele
Ao realizar a inscrição, o candidato preenche um questionário socioeconômico e escolhe até duas opções de curso. Durante todo o período de inscrições, é possível alterar as opções, sendo considerada válida a última registrada no sistema.
Vagas do Sisu
O processo seletivo abrange vagas em cursos de graduação em todo o Brasil, oferecidas por instituições públicas de educação superior, incluindo universidades, faculdades e a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Nesta edição do Sisu 2024, serão disponibilizadas 264.360 vagas em 127 instituições públicas de ensino superior, nos níveis federal, estadual e municipal. A lista detalhada com o número de vagas por instituição está disponível no site oficial do programa.
A maioria das vagas é proveniente de instituições federais, como universidades e institutos. O resultado da chamada regular será divulgado pelo Ministério da Educação em 30 de janeiro.
Entre 1º e 7 de fevereiro, os selecionados deverão realizar matrículas nas instituições, e o prazo para participar da lista de espera será de 30 de janeiro a 7 de fevereiro. Para esclarecimento de dúvidas, o MEC disponibiliza o telefone 0800-616161 e informações no site oficial.
*Com informações do Ministério da Educação, Agência Brasil e Agência Gov.