Instituições oferecem 15 mil vagas em cursos gratuitos

Em busca do primeiro emprego, quer mudar de área, ou turbinar o currículo?

Em busca do primeiro emprego, quer mudar de área ou turbinar o currículo? Cursos são um caminho eficiente para isso. E nem sempre é preciso desembolsar uma grana para ter acesso ao ensino profissional.

Fizemos uma seleção de cursos gratuitos, presenciais e virtuais que oferecem têm 15 mil vagas abertas. Veja abaixo.

RJ abre 9 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação
Créditos: Tânia Rêgo/Agência Brasil
RJ abre 9 mil vagas para cursos gratuitos de capacitação

Instituições oferecem 15 mil vagas em cursos gratuitos

Faculdade XP

A Faculdade XP, frente educacional da XP Inc., tem seis mil vagas no país para seu curso de formação de assessores de investimentos. Interessados devem se inscrever até o dia 6 de outubro, neste site, ter 18 anos e ensino médio completo.

As aulas vão preparar para a prova da Associação Nacional das Corretoras de Valores (Ancord) e, consequentemente, para concorrer a mais de 4 mil vagas que devem ser abertas ainda este ano por escritórios parceiros da XP, além de outras oportunidades no mercado.

Senac RJ

Mas não é só no setor financeiro que há oportunidades de aprendizado. O Senac RJ inscreve para cursos de qualificação profissional nas áreas de Turismo, Hotelaria, Eventos, Saúde e Bem-estar, Beleza, Logística, Administração, Tecnologia, Gastronomia, em turmas distribuídas durante o segundo semestre do ano.

Essas chances são do Programa Senac de Gratuidade (PSG), voltado a alunos ou ex-alunos da educação básica, além de trabalhadores empregados ou desempregados. O programa também exige renda familiar, por pessoa, de até dois salários mínimos (R$ 2.640).

Os interessados devem se candidatar neste link. No PSG, os ainda alunos a ganham auxílio-transporte.

Firjan Senai

Em áreas tecnológicas, a Firjan Senai também tem um cardápio de cursos de qualificação profissional disponíveis: Audiovisual, Automação Industrial, Construção Civil, Panificação e Confeitaria, Soldagem, Tecnologia da Informação, Panificação e Confeitaria, entre outras.

Para virar aluno, é preciso ter renda familiar mensal per capita bruta de até 1,5 salário-mínimo federal, comprovado por meio de uma autodeclaração.

As manifestações de interesse são feitas exclusivamente pela internet, neste site, e são encerradas quando o número de inscritos atinge o limite de vagas. É fundamental também ter acesso a um computador ou notebook para fazer os cursos online.

Naves do Conhecimento

Nas Naves do Conhecimento, cursos e oficinas gratuitas são oferecidas nas áreas de Tecnologia e Empreendedorismo. São alguns: Excel, Edição de Fotos, Desenvolvimento de Games, Manutenção Preventiva de Desktops e Notebooks.

Para ter acesso ao cronograma completo das atividades e fazer a inscrição, é preciso acessar o link: www.navedoconhecimento.rio.

Após o cadastro no site, o candidato tem um prazo de dois dias úteis para comparecer à unidade escolhida a fim de efetivar sua matrícula. E candidatos menores de idade deverão ser acompanhados por seu responsável legal.

Casa da Mulher Carioca

Reservadas a pessoas do sexo feminino, há ainda 9 mil vagas em cursos da Secretaria da Mulher. Após formar 22 mil alunas em 2022, a pasta inscreve uma nova leva de interessadas até dia 10 neste site.

Após este período, as selecionadas deverão fazer a matrícula na Casa da Mulher Carioca respectiva entre os dias 11 e 14 de setembro. As aulas têm previsão de início em 18 de setembro.

As candidatas devem ter a partir de 14 anos e morar na cidade do Rio. Entre os cursos disponíveis, estão: Edição de Vídeos, Pacote Office, Informática Básica e Avançada, Gestão de Mídias Sociais, Design Gráfico, Produção de Eventos, Cuidadora de Idosos, Confeitaria, Auxiliar de Cozinha, Modelagem, Macramê, Maquiagem Básico e Avançado, Trança Básica e Avançada, Manicure Básico e Avançado, Auxiliar de Cabeleireira, Extensão de Cílios.

Além de cursos e oficinas para capacitação, as Casas da Mulher Carioca também oferecem orientação jurídica, psicológica e encaminhamento para serviços da Assistência Social.