Instituto abre vagas em curso gratuito de robótica na Grande SP
Curso é aberto alunos de escolas públicas ou bolsistas de instituições particulares da região de Cotia
O Instituto Fliegen abriu inscrições para o curso gratuito de robótica. A iniciativa é voltada para alunos de escolas públicas de Cotia, na região Metropolitana de São Paulo.
A robótica tem se tornado uma estratégia essencial que contribui para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e tecnológicas dos jovens. Mas, na contramão disso, a adoção da robótica ainda é limitada no Brasil.
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Realizada pelo Instituto Locomotiva e pela PwC Consultoria, a pesquisa “O Abismo Digital no Brasil”, mostra que, até 2021, apenas 13% das escolas públicas do país tinham atividades de robótica educacional ou programação. A pesquisa também mostrou ainda que 27% dessas escolas não tinham internet para ensino e aprendizagem.
Desde o início do Instituto Fliegen, em abril de 2024, o projeto montou sua primeira turma com 10 alunos de escolas públicas da região de Cotia – em seu primeiro ano, os alunos já ganharam 8 medalhas e 3 menções honrosas.
Para este ano, o instituto está com inscrições abertas para a segunda turma e, a depender do processo seletivo, é possível abrir até uma terceira turma ainda em 2025. O plano é aumentar o número de turmas ano a ano, para tentar gerar o maior impacto positivo na educação pública regional.
Quem pode se inscrever no curso gratuito de robótica?
Qualquer aluno de escola pública ou bolsista em uma escola particular, do 6° ou 7° anos do ensino fundamental II, pode se inscrever no curso gratuito de robótica oferecido pelo Instituto Fliegen. As inscrições podem ser feitas diretamente pelo site: www.fliegen.alphalumen.org.br.
A primeira etapa do processo seletivo é a Avaliação Online, composta por dez questões de matemática e dez questões de português. Depois disso, os candidatos que obtiverem os melhores resultados são chamados para uma prova presencial que será aplicada no Instituto Fliegen. Na terceira etapa, é realizada uma oficina sócio-emocional presencial com a equipe de psicólogos com atividades de integração do grupo.
Na última etapa, acontece uma entrevista com os responsáveis pelo aluno e uma assistente social, em que também é realizada uma análise socioeconômica, onde é necessário apresentar uma lista de documentos previamente requeridos para validação da situação socioeconômica.