Instituto Federal em MG abre 3.600 vagas em 83 cursos gratuitos
Inscrições podem ser feitas até 14 de novembro; é preciso pagar uma taxa
O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSuldeMinas) abriu inscrições para cerca de 80 cursos gratuitos de nível superior e técnico (presenciais e EaD) com início em 2025. São oferecidas ao todo 3.600 vagas.
As oportunidades são para os oito campi do IFSuldeMinas, localizados nos municípios de Carmo de Minas, Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre e Três Corações.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
São oferecidos 28 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, 12 cursos técnicos subsequentes (pós-Médio), 42 cursos superiores e um curso técnico concomitante.
Como se inscrever nos cursos gratuitos
O período de inscrição no vestibular do IFSuldeMinas vai de 16 de setembro a 14 de novembro e, para realizá-la, o candidato deverá acessar aqui.
Será cobrada taxa de inscrição para o processo seletivo dos cursos superiores no valor de R$ 40,00.
Para a seleção dos cursos técnicos integrados e curso técnico subsequente em Enfermagem, a taxa de inscrição será de R$ 20,00.
Finalizada a inscrição no sistema, o candidato deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU), referente à taxa de Inscrição, e pagá-la em qualquer agência bancária ou lotérica. O prazo final de pagamento é dia 18 de novembro, horário do expediente bancário.
Para os cursos subsequentes, com exceção do Curso Técnico Subsequente em Enfermagem, e concomitante, não haverá cobrança da taxa de inscrição.
Pode solicitar o não pagamento da taxa de inscrição o candidato que tiver renda familiar, por pessoa da família, igual ou inferior a 1 salário mínimo e tiver concluído o Ensino Fundamental (no caso dos alunos que irão ingressar no ensino técnico integrado) ou o Ensino Médio (no caso dos ingressantes em cursos de graduação) em escola da rede pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.
Além de cumprir esses requisitos, para pedir a isenção, o candidato deverá preencher este formulário.
Seleção
A seleção para os cursos de nível técnico integrado e curso técnico subsequente em Enfermagem será por meio de prova presencial (no dia 8/12), com 50 questões de Português e de Matemática.
Já para os cursos técnicos subsequentes e concomitante, exceto o curso técnico subsequente em Enfermagem, a forma de seleção será sorteio.
Para o Ensino Superior, o candidato poderá optar entre realizar a prova presencial (no dia 08/12) ou usar a nota que obteve no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), valendo as edições de 2016 a 2023 (as vagas disponibilizadas pelo SiSU serão ofertadas em edital próprio).