Instituto lança curso gratuito de iniciação à informática para 60+
A iniciativa reforça a atenção do Instituto Burburinho Cultural com o anti-etarismo e a educação tecnológica
O Instituto Burburinho Cultural está com inscrições abertas para o projeto pioneiro Lab60+, que acontece em Guaratinguetá (SP), a partir de maio. A iniciativa vai promover curso gratuito de iniciação digital para pessoas com 60 anos ou mais, apresentando as principais ferramentas tecnológicas, indispensáveis no mundo de hoje.
As aulas começam no dia 13 de maio no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), na Vila Paulista e as inscrições devem ser feitas no próprio local. O único pré-requisito para os interessados em participar é ter 60 anos ou mais.
A turma inaugural do Lab60+ oferece 36 vagas. O curso é dividido em quatro módulos e tem a duração prevista de três meses.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
Neste período o aluno receberá a alfabetização digital, através do contato com programas que compõem os sistemas operacionais de computadores e celulares, além de noções básicas para o uso de redes sociais, visando ampliar as perspectivas em sua vida.
Curso gratuito de iniciação à informática
Durante os módulos do projeto, os participantes passarão pelo letramento digital. Inicialmente, os alunos vão aprender os princípios básicos da informática, incluindo digitação, uso do mouse, programas, navegação na internet e noções de hardware.
No segundo módulo, serão abordadas as funcionalidades dos celulares, como touch screen, sistema Android, aplicativos e internet.
Já as redes sociais e suas ferramentas serão os temas abordados no terceiro módulo, que ensinará como fazer postagens, fotos, filtros, reels, stories e as configurações do perfil.
Encerrando o projeto, na etapa final, os participantes receberão orientações de cidadania digital, como auxílio para cadastro em sites governamentais, por exemplo, o GOV.BR, portal fundamental para facilitar o acesso a serviços públicos, além de orientações de prevenção contra golpes na internet.
Conectar para Transformar
O projeto é uma das 12 iniciativas selecionadas pela BASF em 2024, por meio do Edital Conectar para Transformar, dedicado a ações de impacto social e ambiental no Brasil, Chile e Argentina. A ação também tem o apoio da Prefeitura Municipal de Guaratinguetá.
A iniciativa reforça a atenção do Instituto Burburinho Cultural com o anti-etarismo e a educação tecnológica.
Após o Lab60+ o projeto entrega como legado para o CRAS – Vila Paulista um laboratório de informática para a comunidade.