Instituto lança programa gratuito para jovens em carreiras de STEM

Programa Pilares prepara jovens de escolas públicas para carreiras em STEM e busca mentores voluntários.

06/11/2025 05:07

O Instituto Ideias de Futuro está com inscrições abertas para o programa Pilares, que oferece curso gratuito voltado à formação de jovens para o mercado de trabalho nas áreas de STEM (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A duração da capacitação é de cinco meses

A iniciativa é voltada a ex-participantes de projetos do próprio instituto, com idades entre 16 e 21 anos, que tenham estudado ou ainda estejam matriculados no ensino médio da rede pública da cidade de São Paulo. Mais de 70% das vagas são destinadas a mulheres.

Instituto lança programa gratuito para jovens em carreiras de STEM
Instituto lança programa gratuito para jovens em carreiras de STEM - Divulgação

As inscrições vão até 13 de novembro, enquanto os interessados em mentorar têm até 10 de novembro para se candidatar. O processo seletivo está disponível no site: pilares.ideiaslab.com.br.

Mentores voluntários

Além da formação para os jovens, o programa também abre espaço para profissionais que desejam atuar como mentores voluntários. Para isso, é necessário ter experiência nas áreas de tecnologia ou negócios. Os mentores podem residir em qualquer lugar do Brasil, já que a atuação será remota.

Segundo Jaciara Cruz, fundadora do Instituto Ideias de Futuro, o programa reforça a missão da organização de ampliar o acesso de jovens de baixa renda a oportunidades qualificadas. “Com o Pilares, complementamos nossa atuação ao abrir portas e conexões para vagas nas áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática, segmento prioritário dos nossos projetos”, afirma.

A jornada dos participantes inclui palestras e oficinas sobre temas como introdução a carreiras e negócios, elaboração do Canvas de Projeto de Vida, construção de currículos atrativos, estratégias para se destacar no LinkedIn, planejamento de desenvolvimento individual (PDI) e mapeamento de plataformas de emprego.

A metodologia aplicada já foi validada em outras iniciativas do instituto e será conduzida por facilitadores especializados.

Os mentores receberão formação exclusiva e certificado de atuação voluntária. Já os jovens que cumprirem pelo menos 75% da carga horária obrigatória terão direito a uma visita técnica a um centro de inovação tecnológica em São Paulo, promovida pelo próprio instituto.