Instituto Natura reconhece experiências escolares inovadoras
Professores e gestores pedagógicos têm até o dia 29 de setembro para inscrever trabalhos de suas escolas que se destaquem por seu teor inclusivo, de participação da comunidade ou de aprendizagem dialógica em uma ação do Instituto Natura.
A ação de Reconhecimento Escola de Qualidade Para Todos e Para Cada Um quer selecionar, valorizar e disseminar essas práticas que podem ocorrer em escolas municipais ou estaduais de todos os segmentos de ensino – da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e II e do Médio. Os inscritos podem ter ou não realizado práticas do projeto Comunidade de Aprendizagem, que sensibiliza alunos, pais, professores e toda a comunidade para transformar a escola.
Serão escolhidos dois inscritos, que terão direito a: participação no Encontro Internacional de Comunidade de Aprendizagem, em 23 e 24 de outubro, em São Paulo; participação no curso Certificação de Formadores em Comunidade de Aprendizagem em 2018 com as principais despesas pagas pelo Instituto Natura; um intercâmbio para conhecer o trabalho desenvolvido pelo outro vencedor; 30 livros “Aprendizagem Dialógica na Sociedade da Informação” (de Adriana Aubert, Ainhoa Flecha, Carme García, Ramón Flecha e Sandra Racionero) e uma palestra do formador Ricardo Paim para a sua escola.
- SP abre 1.145 vagas em cursos gratuitos na área da cultura
- Instituto do Senai abre vagas de estágio com bolsas de até R$ 2,8 mil
- 64 sites que oferecem cursos gratuitos online com certificado
- Instituto Ânima e Seduc-SP abrem 5 mil vagas em cursos gratuitos
Quem desejar se inscrever deve acessar este link com a ficha de inscrição e responder a uma das seguintes questões:
1) Quais espaços de diálogo existem na escola para que os estudantes expressem suas ideias, pensamentos e sentimentos sobre assuntos como: amor, preconceito, machismo, questões de gênero, solidariedade, relação entre pares, etc.? Como acontecem esses momentos de diálogo?
2) Quais estratégias são realizadas na escola para buscar a equidade, ou seja, para superar a diferença entre os níveis de aprendizagem dos estudantes? Descreva como acontecem.
3) Quais são e como são organizados os espaços de participação da comunidade na escola para a tomada de decisões em parceria com a equipe escolar? Como participam dos espaços de aprendizagem junto aos estudantes e avaliam a educação oferecida para planejar mudanças na escola?
Saiba mais aqui.
Leia mais: