Instituto Somos concede bolsas para jovens da periferia
São ofertadas mais de 280 bolsas em 64 municípios de 14 estados
O Instituto Somos prorrogou até 30 de setembro as inscrições para programa com bolsas de estudos destinado a jovens que se encontram em vulnerabilidade socioeconômica e estudantes de escolas públicas. São ofertadas mais de 280 bolsas em 64 municípios de 14 estados.
Para participar, é necessário que os candidatos estejam matriculados no 9º ano do ensino fundamental 2 em escola pública em 2024, tenham no máximo 15 anos completos neste ano, além de apresentar bom desempenho acadêmico nos últimos três anos.
Os candidatos às bolsas devem possuir renda bruta familiar, por pessoa, de no máximo dois salários mínimos — que corresponde a R$ 2.824,00. O processo seletivo encerra dia 30 de setembro e as inscrições poderão ser feitas no site do Instituto Somos.
- Autismo sem diagnóstico: conheça os sinais sutis que podem ser ignorados facilmente
- Estes sintomas do Alzheimer surgem a partir dos 30 anos
- Estudo revela aumento em casos de câncer em pessoas com menos de 50 anos
- Pesquisa mostra relação entre dieta e interrupção de crescimento de câncer
Programa de bolsas do Instituto Somos
Os jovens selecionados pelo Instituto Somos recebem bolsas de estudo integral para cursar os três anos do Ensino Médio em uma das 80 escolas particulares parceiras da Somos Educação.
Os bolsistas também recebem os materiais didáticos e paradidáticos, reforço escolar on-line, cursinho pré-vestibular e mentoria para o desenvolvimento de competências socioemocionais, além de acesso a toda a rede de apoio do Somos Futuro, que inclui acompanhamento psicológico.
O processo seletivo possui quatro fases estabelecidas: inscrição no site, avaliação acadêmica, entrevista com os voluntários e entrevista com as escolas. O resultado está previsto para sair entre os dias 18 e 30 de novembro.
De acordo com informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016-2023 (PNAD), realizada pelo IBGE e divulgada em fevereiro deste ano, 8,8 milhões de brasileiros de 18 a 29 anos não terminaram o ensino médio e não frequentam nenhuma instituição de educação básica.
Inscrições
Os candidatos devem acessar o portal do programa, preencher a ficha de inscrição, responder ao questionário socioeconômico, indicar a escola de preferência e enviar dois vídeos: um do próprio candidato falando por qual motivo merece ser bolsista e outro, em que sua família ou responsáveis devem contar como poderão apoiar o futuro do aluno em sua jornada no programa Somos Futuro.
Após um processo de seleção que compreende quatro etapas eliminatórias (análise socioeconômica, avaliação acadêmica, entrevista com voluntários do Instituto e entrevista do candidato e responsáveis na escola escolhida), os selecionados iniciarão o ano acadêmico de 2025 em uma escola parceira da Somos Educação.