Programa oferece intercâmbio para jornalistas na Alemanha
Para jornalistas da América Latina, a bolsa de estudos consiste em uma quantia de 4.000 euros
O Programa de Jornalistas Internacionais (Internationale Journalisten-Programme, em alemão) realizará uma nova edição de sua bolsa de estudo para maio e junho de 2025. O IJP tem como objetivo fomentar as relações entre jornalistas da Alemanha e da América Latina.
Para tanto, oferece um intercâmbio profissional com duração de dois meses em uma redação de uma mídia alemã.
Esta será uma oportunidade para os jornalistas se familiarizarem com a realidade política e econômica do país, assim como para conhecer sua cultura e a mentalidade de seu povo.
- Universidade da Irlanda oferece bolsas de estudo a brasileiros; inscreva-se enquanto dá tempo!
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
O trabalho na redação de uma mídia alemã permitirá aos jornalistas latinos ampliar sua rede de contatos e cultivar relações profissionais com jornalistas alemães e europeus.
Ao fim do programa, eles farão parte da rede de ex-alunos do IJP, que permanece ativa e estende a relação para além da duração da bolsa.
O programa de intercâmbio é apoiado pelo Ministério Federal das Relações Exteriores alemão, fundações e empresas privadas.
Quem pode se candidatar ao intercâmbio na Alemanha?
O programa é destinado a jornalistas entre 25 e 38 anos de idade. Um requisito importante é que os candidatos tenham um bom conhecimento da língua alemã, embora um excelente domínio do inglês também possa ser aceito sob certas condições.
Os candidatos devem ser capazes de provar que estão trabalhando como jornalista, seja como estagiários, redatores ou freelancer em uma mídia impressa, rádio, televisão ou online.
Não serão aceitas inscrições de funcionários de agências de mídia ou agências de relações com a mídia.
Quando o programa é realizado?
A bolsa começa com um seminário introdutório de vários dias, de 26 a 30 de abril de 2025. Em maio e junho, os bolsistas latino-americanos permanecerão em Berlim. Outro seminário conjunto será realizado no fim de semana de 28e 29 de junho de 2025.
A participação em ambos os seminários é obrigatória. Além disso, está prevista para o final de maio uma viagem de uma semana a duas ou três cidades da Alemanha, exclusivamente para bolsistas latinos.
A estadia dos bolsistas alemães na América Latina ocorrerá entre julho e agosto de 2025 e poderá ser estendida por no máximo um mês cada.
Como se inscrever?
Os interessados no programa IJP devem enviar sua inscrição via e-mail com um único documento PDF (máx 5MB) para a representação alemã de sua região, de acordo com seu local de moradia ou veículo para qual escreve. Veja abaixo os e-mails.
Qualquer pedido enviado a outro endereço, mesmo que consular, não será considerado. Prazo para envio das candidaturas: 17 de novembro de 2024.
- Consulado Geral da Alemanha São Paulo – Estados: São Paulo, Parána e Mato Grosso do Sul. E-mail: [email protected]
- Consulado Geral da Alemanha Rio de Janeiro – Estados: Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. E-mail: [email protected]
- Consulado Geral da Alemanha Recife – Estados; Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. E-mail: [email protected]
- Consulado Geral da Alemanha Porto Alegre – Estados: Rio Grande do Sul e Santa Catarina. E-mail: [email protected]
- Embaixada em Brasília – Estados: Acre, Amapá, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins; além do Distrito Federal. E-mail: [email protected]
O pedido deve incluir
Uma carta dos candidatos em alemão (de preferência) ou inglês (segunda preferência) (máximo 3.500 caracteres com espaços), explicando três coisas:
- Motivos para participar do programa, interesse na Alemanha e meio de comunicação preferido para a estadia (o IJP se reserva o direito de acomodar bolsistas em outros meios de comunicação, caso o meio de comunicação preferido não esteja disponível. somente para os escritórios editoriais de Berlim). Os jornalistas de TV também devem explicar como pretendem realizar suas produções técnica e logisticamente. As redações do IJP ou da Alemanha não são capazes de atender a nenhuma exigência técnica para produções de TV.
- Um curriculum vitae preferencialmente em alemão ou em inglês com data de nascimento, endereço, número de telefone particular e do escritório com o código do país, endereço de e-mail. Os conhecimentos profissionais e linguísticos necessários para a bolsa de estudos devem ser demonstrados. A prova de conhecimento de idiomas (diplomas, certificados, etc.) deve ser anexada. Além disso, o pessoal da embaixada dará aos candidatos um teste de orador e, se necessário, a coordenação do IJP se reserva o direito de solicitar um vídeo no idioma que os candidatos afirmam falar.
- Três artigos atuais ou relatórios dos candidatos que demonstram suas habilidades profissionais. No caso de TV ou Rádio, são necessárias transcrições de trabalhos de TV ou rádio. Além disso, um link para o site onde o trabalho é hospedado poderia ser enviado.
- Três propostas de tópicos a serem investigados durante a estadia em que o programa de bolsas de estudo é realizado. Cada tópico não deve ter mais de 600 caracteres com espaços.
- Uma carta de recomendação do editor ou chefe de seção do meio de comunicação onde o candidato trabalha ou colabora. Isto deve incluir uma descrição da capacidade profissional do jornalista e permissão explícita para que o candidato participe do programa durante dois meses. Os pedidos incompletos serão rejeitados.
Qual é o valor da bolsa de estudos?
Para jornalistas da América Latina, a bolsa de estudos consiste em uma quantia de 4.000 euros. Desse valor, 3.500 euros serão pagos no início da bolsa de estudos, e os 500 euros restantes após a apresentação de um relatório da bolsa.
Com este dinheiro, o bolsista tem que cobrir todas as despesas básicas de viagem, ou seja, passagem aérea, transporte, hospedagem e alimentação. O IJP não é responsável por nenhum custo extra.
Somente as acomodações durante o seminário introdutório e a viagem de uma semana para a Alemanha serão cobertas pelo IJP. O trabalho jornalístico realizado como parte do programa de bolsas de estudo não será remunerado pela organização.