Procura intercâmbio na Austrália? Veja dicas e bolsas de estudo

O próprio governo australiano incentiva a ida de estrangeiros para o país por meio de bolsas de estudo, bem como algumas universidades

Por: Redação | Comunicar erro

Muitos estudantes brasileiros que desejam aprender inglês procuram fazer intercâmbio na Austrália, pela similaridade das questões geográficas e por uma melhor qualidade de vida.

De acordo com dados da Australian Centre, houve um aumento de 30% no número de alunos do Brasil procurando instituições de ensino na ilha oceânica entre 2015 e 2016. Em média, a cada ano, a taxa de viagens aumenta em 20%.

Opera House, em Sidney, na Austrália
Crédito: Simon BradfieldImagine fazer intercâmbio na Austrália e visitar a Opera House?

Pensando nisso, a Catraca Livre separou dicas valiosas e fez uma curadoria de instituições que oferecem bolsas para quem quer estudar na Austrália. Confira:

Plataformas para intercâmbio na Austrália

HotCourses

O site HotCourses oferece uma ferramenta de busca que reúne informações sobre bolsas de estudos no Reino Unido, EUA, Malásia, Nova Zelândia, Cingapura e, claro, Austrália.

Na home do site é possível buscar por oportunidades de cursos na sua área de atuação e/ou estudo, o destino desejado e a qualificação (se é graduação, pós-graduação, preparação para mestrado, entre outros).

home do site hotcourses
Crédito: reproduçãoSite HotCourses facilita sua busca por oportunidades no exterior

Spiible

O Spiible é uma startup australiana de intercâmbios e estudos internacionais. A ferramenta online oferece um verdadeiro raio-x das mais variadas opções de escolas, cursos, locais de destino, valores atuais de cada serviço a ser contratado e, o principal: um comparativo entre as opções de estudos por lá.

O site para intercâmbio na Austrália permite pesquisar e comparar mais de 23 mil cursos disponíveis em todo o país, além contar com ajuda para cada etapa da sua experiência no maior país da Oceania: do apoio ao pedido de visto, passando pelo processo das matrículas, até informações sobre voos e hospedagem.

Sidney, na Austrália
Crédito: reproduçãoA bela cidade de Sidney

Em todas as dicas são fornecidos os valores, isto é, qual será o investimento necessário para fechar o negócio. O portal ainda publica avaliações dos estudantes sobre as instituições.

Isso é um importante diferencial, pois pode auxiliar na tomada de decisão para escolher entre uma instituição de ensino ou outra.

Bolsas de estudo do Governo

O programa Endeavour Scholarships & Fellowships, do governo australiano, oferece anualmente benefícios a candidatos do mundo todo em cursos de especialização, mestrado, pesquisa e cursos técnicos.

As bolsas são integrais e incluem a mensalidades do curso/programa, despesas de viagem de ida e volta, subsídio para alojamento, seguro saúde e um valor mensal ao estudante.

Para participar é necessário, entre outros requisitos, ter concluído um curso de graduação completo, apresentar certificado de proficiência em língua inglesa (TOEFL ou IELTS) e carta de aceite de uma universidade ou instituição australiana.

Sidney
Crédito: Getty Images/iStockphotoBolsas de estudo para brasileiros na Austrália

O contato com as instituições na Austrália é responsabilidade exclusiva do candidato e pode ser feito por meio dos canais convencionais das universidades ou centros de pesquisa. Para conhecer as universidades, consulte este site.

Além das credenciais acadêmicas (sete das 100 melhores universidades do mundo são australianas), o clima quente, a paixão por esporte e a diversidade cultural são pontos-chave entre as atrações do país, com os quais os estudantes brasileiros se identificam.

Confira no site do governo australiano todas as possibilidades de bolsas de estudo para seu intercâmbio.

Bolsas de estudo em universidades

Universidade de Queensland (UQ)

A University of Queensland tem três grandes campi em St Lucia, Gatton e Herston e centros em outras localizações, inclusive um hospital universitário, fazendas de ciências agrícolas e estações de pesquisas marinhas. A Universidade faz parte do Group of Eight (Go8), grupo de elite das oito universidades mais renomadas da Austrália.

A University of Queensland tem bolsas de estudo especificamente para candidatos da América Latina pelo programa “Latin America Global Leaders Scholarship”, com bolsas de 50% a 100% do valor total do curso.

Para se inscrever, o candidato deve ser admitido em um dos cursos de graduação ou pós-graduação da UQ; depois de receber uma oferta de admissão, o candidato precisa preencher um Formulário de Inscrição de Bolsa de Estudo Internacional da Faculdade de Negócios, Economia e Direito.

Universidade de New South Wales (UNSW)

Fundada em 1949, a University of New South Wales tem um foco inigualável em disciplinas científicas, tecnológicas e profissionais. Ela recebe mais de 50.000 estudantes de 128 países diferentes.

Com uma população discente tão multicultural, a instituição se emprenha em oferecer uma série de bolsas de estudo especificamente aos alunos estrangeiros, como os programar “Australian Government Research Training Program (RTP) Scholarship”, “University International Postgraduate Award (UIPA)” e “Tuition Fee Scholarship (TFS)”.

Para se inscrever em qualquer uma dessas bolsas de estudo de pós-graduação, o candidato deve preencher todos os critérios para a admissão no curso escolhido por ele na UNSW.

Durante o processo de seleção, basta indicar que também gostaria de ser considerado a uma das bolsas de estudo disponíveis.

Universidade de Tecnologia Sydney (UTS)

Localizada na região central de Sydney, a University of Technology Sydney faz parte do grupo Australian Technology Network das cinco instituições mais proeminentes do país e oferece mais de 130 graduações e 210 pós-graduações a mais de 40.000 estudantes todos os anos.

A UTS se comprometeu a reservar AU$ 30 milhões em bolsas de estudo para alunos que começarem cursos de graduação e pós-graduação na instituição entre 2016 e 2020.

Uma das bolsas de estudo disponíveis aos estudantes internacionais interessados em se inscrever tanto em graduações quanto em pós-graduações da UTS é a “Academic Excellence Awards”.

As bolsas são concedidas com base em mérito acadêmico; todos os estudantes internacionais com uma qualificação de ensino médio equivalente a uma australiana são automaticamente avaliados para a bolsa de estudo.

Os alunos podem optar pelas áreas de Negócios, Comunicação, Design, Arquitetura, Educação, Engenharia, Saúde, Tecnologia da Informação, Estudos Internacionais, Direito, Ciência e Inovação Interdisciplinar.

Universidade Monash

A Monash University, localizada em Melbourne, na Austrália, oferece para estudantes estrangeiros bolsas de estudo com tudo pago. O programa contempla cursos de graduação e pós-graduação em diversas áreas do conhecimento.

O Monash University International Leadership Scholarships cobre 100% dos valores de anuidade até que o curso seja concluído. No entanto, não inclui despesas com acomodação, alimentação ou seguro-saúde.

Para se candidatar, antes de tudo, é preciso ser aceito para o programa escolhido. Para selecionar os bolsistas será levado em conta o histórico escolar, a carta de motivação e o potencial do estudante em se tornar um embaixador da Monash.

Universidade de Adelaide

Considerada uma das 100 melhores universidades do mundo, a University of Adelaide, a terceira mais antiga da Austrália, oferece bolsas de mestrado e doutorado em diversas áreas, voltadas, sobretudo, à pesquisa científica.

Entre as bolsas oferecidas pela instituição, destaque para “Adelaide Scholarships International” e a Research Training Program Scholarship, além de outras oportunidades direcionadas a estudantes de áreas específicas, como engenharia e física.

Universidade de Flinders

A University of Flinders, instituição pública localizada em Adelaide, na costa sul do país, oferece bolsas a estudantes internacionais que desejam fazer mestrado ou doutorado com pesquisa em diversas áreas em seu intercâmbio na Austrália.

Para participar, os candidatos devem possuir graduação completa, apresentar comprovante de proficiência em inglês e, sobretudo, atender aos critérios de admissão exigidos para Mestrado ou Doutorado.

1 / 8
1
30s
Onde ou Aonde?
Responda rápido: "Onde você quer ir jantar?" ou "Aonde você quer ir jantar?". Qual a resposta correta.
2
34s
Use “anexo” corretamente
Na hora de enviar um e-mail corporativo, você sabe como escrevê-lo corretamente?
3
34s
Senão ou se não?
Aprenda quando usar o "senão" ou "se não".
4
33s
Presente do Subjuntivo
Aprenda a usar corretamente o Presente do Subjuntivo.
5
02:13
O estilista que ensina de crochê em penitenciária masculina
O projeto Ponto Firme, criado pelo estilista Gustavo Silvestre, tem como objetivo transformar a vida de detentos de uma penitenciária …
6
01:47
Como se apaixonar por Bach – Lição 10
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
7
01:48
Como se apaixonar por Bach – Lição 9
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.
8
01:30
Como se apaixonar por Bach – Lição 8
Curso "Como se apaixonar por Bach", com o maestro e pianista João Carlos Martins.