ITB abre inscrições para cursos gratuitos em artes cênicas

Cursos são nas áreas de produção cultural, técnicas de luz, técnicas de palco e técnicas de som

15/04/2025 08:05

O Instituto do Teatro Brasileiro (ITB) está com inscrições abertas para as novas turmas do PTAC (Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas). O programa oferece cursos gratuitos profissionalizantes nas áreas de produção cultural, técnicas de luz, técnicas de palco e técnicas de som.

Este ano, os cursos gratuitos serão realizados nas cidades de São Paulo (SP) e Mogi das Cruzes (SP), com inscrições pelo site www.itb.art.br até 11 de maio.

O objetivo dos cursos gratuitos é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio
O objetivo dos cursos gratuitos é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio - Getty Images

Voltado a maiores de 18 anos com ensino médio completo, as aulas dos cursos gratuitos terão início em 16 de junho e se estendem até outubro. Serão oferecidas 180 vagas no total: 100 na capital (com aulas na região central) e 80 em Mogi das Cruzes; com distribuição entre as quatro formações.

Conteúdo dos cursos gratuitos do ITB

Cada formação é composta por quatro módulos, com 110 horas de aula no total e 40 horas de estágio supervisionado. As aulas acontecem presencialmente em equipamentos culturais das cidades, com encontros pontuais online promovendo intercâmbio entre os participantes.

O conteúdo é conduzido por um corpo docente formado por artistas, técnicos e professores com atuação destacada no setor cultural.

O objetivo dos cursos gratuitos é atrair principalmente jovens de baixa renda que terminaram o ensino médio e querem entrar no mercado com capacitação técnica. Também atende artistas e técnicos que desejam se reciclar, possuir uma nova formação e ter contato com professores de referência.

Cursos de Práticas e Técnicas para as Artes Cênicas

Inscrições: De 14 de abril a 11 de maio para as cidades de São Paulo (SP) e Mogi das Cruzes (SP).

Número de vagas: 180 vagas, organizadas da seguinte forma:

  • São Paulo: 40 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz.
  • Mogi das Cruzes: 20 para Produção Cultural, 20 para Técnicas de Palco, 20 para Técnico de Som e 20 para Técnico de Luz.