Ivy League: estude de graça nas melhores universidades dos EUA
Os cursos disponíveis englobam diversas áreas, como Negócios, Humanidades, Ciências Sociais, Saúde e Medicina
Estudar em uma das melhores universidades dos Estados Unidos pode ser mais simples do que você imagina. A Ivy League, grupo formado por oito das universidades americanas mais prestigiadas do mundo, disponibiliza uma série de cursos gratuitos 100% online.
As capacitações estão disponíveis na plataforma Classcentral com conteúdos elaborados por universidades como Harvard, Princeton, Yale, Brown, Cornell e Columbia que podem ser realizados da sua casa.
O que o Classcentral faz na verdade é centralizar, em uma única página, todos os cursos gratuitos que essas instituições disponibilizam de maneira online e gratuita em diversas plataformas.
- Sem ânimo para treinar? Descubra como os suplementos que podem ajudar
- Como visitar as Cataratas do Iguaçu antes da abertura do parque
- Uso de medicamentos para dormir aumenta risco de demência
- Um em cada sete adolescentes tem problemas de saúde mental, diz OMS
Alguns dos cursos são ministrados em sites comuns, como edX e Coursera. Outros usam sistemas mais específicos, como Kadenze e Canvas Network. Em todos os casos, no entanto, é possível realizar os cursos pela internet e sem custo.
Como escolher os cursos gratuitos da Ivy League
Os cursos disponíveis englobam diversas áreas, como Negócios, Humanidades, Ciências Sociais, Saúde e Medicina, entre muitos outros. Também é possível ordenar os cursos por ordem alfabética, avaliação dos usuários ou data de início.
Os cursos são ministrados em inglês, espanhol, francês e chinês, embora alguns ofereçam também opção de legendas em português. Do total, 400 deles oferecem possibilidade de conseguir um certificado. Entretanto, para obter a certificação é necessário pagar de uma taxa.
Como acessar os cursos gratuitos
Como os cursos são oferecidos por plataformas diferentes, o acesso a cada uma delas é diferente também. De maneira geral, é necessário realizar um cadastro na plataforma (ou vincular sua conta do Google ou Facebook à plataforma) e depois se “matricular” no curso (o que envolve basicamente clicar num botão para começar a ter acesso ao conteúdo).
A maioria dos cursos são no formato self-paced, o que significa que podem ser realizados a qualquer momento, no ritmo que o estudante preferir.
Alguns deles, no entanto, têm datas específicas de início, e nesse caso o aluno precisa realizar sua “matrícula” antes dessa data para não perder nenhum conteúdo.
Ao clicar em qualquer um dos cursos, o usuário pode ver uma breve descrição do seu conteúdo e informações como sua duração.
Cursos introdutórios e mais aprofundados
Porém, embora todos os cursos sejam gratuitos e online, cada um deles exigem conhecimentos prévios.
Em alguns casos, no entretanto, pode ser necessário já ter uma boa base em alguma área para poder aproveitar adequadamente o conteúdo do curso.
No entanto, como é possível se matricular sem custo, vale a pena arriscar participar de um curso mesmo que seu conteúdo pareça estar fora da sua área de especialização.