Japão oferece bolsas de estudo para professores brasileiros

O governo do Japão está com inscrições abertas para bolsas de estudo exclusivas para professores brasileiros do ensino infantil, fundamental e médio, além de orientadores pedagógicos, assistentes educacionais e diretores escolares.

O programa é uma ótima oportunidade para os profissionais que querem aprofundar os conhecimentos na área da educação (realizando pesquisas em universidades japonesas) e aplicá-los em suas escolas no Brasil.

A bolsa tem duração de 1 ano e 6 meses (de outubro de 2017 até março de 2019) e inclui curso de língua japonesa nos primeiros 6 meses da bolsa (conforme universidade escolhida). O valor total da bolsa (¥ 143.000 ienes mensais) também cobre passagens aéreas de e ida e volta e taxas escolares.

Japão abre inscrições para bolsas de estudo para professores de educação básica
Créditos: Getty Images
Japão abre inscrições para bolsas de estudo para professores de educação básica

O candidato precisa ter até 34 anos completos até 1º de abril, ter curso superior ou magistério, exercer a função atualmente, ter experiência mínima de 5 anos nas profissões citadas e ser fluente em inglês ou japonês (ou disponibilidade para aprender a língua japonesa e desenvolver pesquisas nesse idioma).

As inscrições vão até 22 de fevereiro por correio e até 24 de fevereiro presencialmente no Consulado Geral do Japão. Haverá um exame escrito de inglês e japonês. Os aprovados na primeira etapa serão chamados para entrevista no consulado. Saiba todos os requisitos e documentos solicitados clicando aqui.