Japão oferece bolsas para brasileiros; veja como se inscrever
Para concorrer é necessário ter conhecimento avançado de língua Inglesa ou japonesa
Boa notícias para quem deseja fazer um curso no exterior. O governo do Japão abriu inscrições para um programa de bolsas de estudo integrais em cursos de graduação, com início previsto para abril de 2025.
Para se candidatar a essas bolsas de estudo integrais, é necessário ser brasileiro, ter nascido após 2 de abril de 2000 e ter concluído o Ensino Médio (ou estar no último ano). A participação exige um nível avançado de inglês ou japonês.
Os candidatos que obtiverem pontuação zero na prova de proficiência da língua japonesa serão automaticamente desclassificados. As informações são do site Estudar Fora.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- Fundação Obama oferece bolsas de estudo para curso de um ano em Nova York; saiba como concorrer
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
Os bolsistas selecionados pelo Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão ficarão isentos das taxas acadêmicas referentes à sua graduação. Além disso, receberão um valor mensal de 117 mil ienes (cerca de R$ 3.950) para se manter no Japão.
A oportunidade inclui também um curso preparatório de língua japonesa para os estudantes.
Processo seletivo para as bolsas no Japão
O processo seletivo das bolsas inclui diversas partes. A primeira delas é a análise dos documentos exigidos na candidatura (que serão mencionados abaixo). Em seguida, o candidato precisará realizar provas escritas de matérias específicas, inglês e japonês.
A última é etapa são as entrevistas com os melhores colocados. Confira mais informações aqui.
São exigidos os seguintes documentos para se candidatar às bolsas integrais de graduação no Japão:
- Formulário de inscrição preenchido em inglês (disponível aqui);
- 2 fotos 3×4 (colorida, fundo branco, nítida e recente; 1 foto colada ou digitalizada no formulário e 1 foto avulsa para o cartão de inscrição)
- Cópia autenticada do RG;
- Redação manuscrita em língua portuguesa original (de 30 a 40 linhas, fonte Arial 12, tamanho A4, digitado), explicando o motivo de querer fazer a graduação no Japão, o curso pretendido, as razões da escolha do curso e a atividade profissional que pretende desenvolver no futuro. Na redação, devem constar título e nome do candidato;
- Para quem já concluiu o Ensino Médio mas não começou o ensino superior: histórico escolar e certificado de conclusão do ensino médio (cópia autenticada em cartório);
- Para quem ainda não concluiu o Ensino Médio: Atestado de matrícula (original) e cópias simples dos boletins do 1º , 2º ano e do 1º bimestre do 3º ano do ensino médio;
- Para quem já está na graduação no Brasil: histórico acadêmico e declaração de aluno regular do ensino superior (original da instituição ou cópia autenticada em cartório);
- Carta de recomendação da última escola frequentada (ensino médio, faculdade ou cursinho). Ela deve ser em português ou inglês, em papel timbrado da instituição, com carimbo e assinatura do responsável. O formato é livre.
As inscrições presenciais podem ser feitas de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h no Consulado do Japão em São Paulov(Av. Paulista, 854 – 3°andar). Também é possível enviar por correios, lembrando que todos os documentos devem chegar até o dia 28 de junho.