Aprenda a fazer o ‘jardim escolar amigável’ para quem tem asma

16/01/2017 21:11

Horticultor canadense ensina a fazer "jardim amigável da asma".
Horticultor canadense ensina a fazer “jardim amigável da asma”.

Para as muitas crianças que têm asma, os típicos jardins encontrados em escolas não são locais agradáveis. Isso porque a maioria destes jardins têm arbustos, árvores e muitas outras plantes que produzem pólen, ou que podem provocar ataques de asma.

Quem sofre de asma afirma que uma crise pode ser iniciada por muitos fatores alérgenos, os chamados “gatilhos”. E o pólen é um dos principais gatilhos para um ataque de asma.

O pólen é um dos "gatilhos" para o início de uma crise de asma.
O pólen é um dos “gatilhos” para o início de uma crise de asma.

Para Peter Prakke, canadense especialista em horticultura, se algumas simples mudanças forem realizadas na área de trabalho ambiental, as alergias causadas por jardinagem podem ser bastante reduzidas.

O horticultor explicou no site Child in the City as etapas simples que devem ser seguidas para permitir que crianças asmáticas apreciem os ambientes naturais e participem da jardinagem sem correrem riscos.

Veja abaixo as dicas do especialista para a construção de um “jardim escolar amigável da asma”:

  • Plante lotes de plantas, arbustos e árvores fêmeas. Eles não vão derramar qualquer pólen, mas servem de armadilha para a polinização e limpeza do ar. Pense nessas plantas femininas como “purificadores de ar da natureza”.
  • Use a escala mundial de plantas alérgicas (OPALS ™), onde no ranking de alergia de plantas o = 1 é equivalente a baixo alérgeno e o = 10 é considerado alto alérgeno, o pior nível.
  • Se possível, remova qualquer arbusto ou árvore com classificação sobre OPALS ™ diferente de 4, pois acima deste número estão certos “gatilhos” para a asma.
  • Use plantas que se adaptam bem à sua própria área. Se é possível encontrar plantas nativas com rankings de baixa alergia, considere usá-las.
  • Use uma grande variedade de plantas, se possível. Biodiversidade sempre faz sentido. O pátio que é mais diversificado, tem menos problemas com insetos e mofos.
  • Evite plantas ou vinhas com fragrâncias fortes ou odores, porque elas podem desencadear a asma.
  • Ao usar cobertura morta (conhecida como mulch) no jardim, coloque muito levemente, por causa dos esporos tóxicos do mofo.
  • Para eliminar o mofo no jardim da escola, incentive a visita das aves. Coloque alimentadores que atraiam pássaros que comem inseto.
  • Mantenha a água de acordo com as condições climáticas e use fertilizante “orgânico”.
  • Construa um “jardim polinizador”. Diversas plantas continuam florescendo “alergia amigável” e atraem muitos polinizadores, como pássaros e abelhas. Verifique que plantas, arbustos e árvores nativas perenes “se encaixem” no pátio.
  • Se possível, tenha uma rampa suspensa onde possa crescer ervas, vegetais ou flores. Essa medida ajuda pessoas com muletas ou usuários de cadeiras de rodas.
  • Faça do jardim de sua escola uma zona divertida e livre de estresse. Um jardim livre de pólen, ou seja, “amigável para a alergia” é o melhor lugar para crianças desfrutarem o ar livre de maneira saudável.
Um jardim livre de pólen se torna "amigável" para quem tem alergia e sofre de asma.
Um jardim livre de pólen se torna “amigável” para quem tem alergia e sofre de asma.

Veja mais:

Com informações de Child in the City.