Liceu de Curitiba abre 1.531 vagas em cursos gratuitos de férias
Um dos destaques da programação de julho do Liceu de Ofícios e Inovação é o curso que ensina a preparar sushis e sashimis
Quer aprender a arte da culinária japonesa ou entender como funciona o marketing pessoal? O Liceu de Ofícios e Inovação, órgão da Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba, oferece diversos cursos gratuitos no mês de julho.
Das 1.531 vagas ofertadas em julho, 899 são abertas para toda a população e as demais são restritas para o público atendido pela FAS, entre eles, pessoas em situação de rua.
Entre os cursos para este público estão cursos de jardinagem, comunicação não violenta, marketing pessoal, administração do tempo, autoconhecimento, inteligências múltiplas no sucesso pessoal e profissional e preparação para entrevista.
Para a população em geral há cursos nas áreas de desenvolvimento pessoal, ofertados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), e nas áreas da beleza e gastronomia, desenvolvidos pelo Senac.
Destaques dos cursos gratuitos
Um dos destaques da programação de julho do Liceu de Ofícios e Inovação é o curso que ensina a preparar sushis e sashimis.
O curso acontece de 8 a 19 de julho, com aulas presenciais das 8h às 12h, na Casa Culpi (rua Manoel Ribas, 8.450, Butiatuvinha), sob o comando de um instrutor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), parceiro do município no desenvolvimento de vários cursos ofertados gratuitamente para a população.
Durante o curso, os alunos aprenderão sobre os termos técnicos da cozinha japonesa, mise-en-place, equipamentos e utensílios, fichas técnicas de preparação e cortes.
O arroz, um dos principais ingredientes do sushi, também será tema de aula, quando os alunos receberão informações sobre sua classificação, tipos de preparo e aplicação.
Quem participar do curso, também aprenderá sobre recheios, cortes e filetagem de pescados, além de técnicas de finalização e apresentação de produções gastronômicas de sushis e sashimis.
O curso também abordará sobre o uso de equipamentos de proteção individual e boas práticas na manipulação de alimentos, higiene pessoal e sobre os riscos de contaminação cruzada e descarte de resíduos.
Para se inscrever neste curso, é preciso ter no mínimo 16 anos e o 5º ano do ensino fundamental. Serão ofertadas 15 vagas e as inscrições podem ser feitas no Portal Aprendere.