Mães que trabalham fora podem ser mais ativas na educação dos filhos; veja dicas
Muitas mulheres, especialmente as casadas, são multitarefas
As mulheres lutam e se desdobram para conciliar o tempo das tarefas profissionais e das ocupações da maternidade. Essas mães muitas vezes são as principais provedoras de renda da família e se sentem culpadas por não terem muito tempo para acompanhar os filhos.
Pensando nessas mulheres, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), explica como é possível participar com mais qualidade da educação dos filhos sem abdicar de si e de seus objetivos profissionais.
Como ter tempo de qualidade com os filhos?
O aumento da carga de trabalho na rotina profissional das mães é um desafio para a preservação do seu tempo livre, mas muitas mulheres, especialmente as casadas, são multitarefas. Dessa forma, conseguem incluir seus filhos em suas próprias atividades de lazer.
- Fernando de Noronha em família: principais dicas e passeios
- Entenda o que é aprendizagem adaptativa e quais suas vantagens para tornar o ensino mais eficaz
- 5 ações para apoiar pais e mães no ambiente de trabalho
- “Educação Inclusiva” é tema de Meetup no ABC
Outros fatores que podem ser citados para explicar como as mães estão conseguindo passar mais tempo com os filhos, apesar de mais horas de trabalho, incluem:
-
- muitos casais atualmente adiam os planos de ter filhos para um momento em que já usufruem de uma maior estabilidade e têm mais controle sobre sua carga de trabalho;
- uma mudança nas normas sociais levou os pais a investirem mais na educação dos filhos;
- devido ao aumento da violência e de diversos tipos de crimes, os pais sentem uma necessidade maior de ficar com os seus filhos e protegê-los.
Nesse contexto, o tempo livre que se consegue para ficar com suas crianças precisa ser aproveitado com qualidade. A seguir, destacamos algumas formas de passar momentos bons e produtivos com a criança.
Deixe a criança fazer escolhas
Deixe o seu filho escolher a roupa que quer usar no dia seguinte, ou então, deixe que ele opte entre algumas sugestões e combinações selecionadas por você. Ajude-o a colocar uma peça e deixe que vista a outra sozinho. Essa é uma forma de interagir com a criança e, ao mesmo tempo, deixá-la ter autonomia.
Deixe a mesa do café preparada
Para saborear um bom café da manhã, também é necessário dispor de tempo. Por isso, se você deixar a mesa pronta no dia anterior, sem colocar os itens que precisam de geladeira ou devem ser aquecidos no fogão, é só se levantar, se sentar à mesa e comer. Dessa forma, é possível aproveitar o momento para conversar com a criança sobre os mais variados assuntos.
Aposte na diversão na cozinha
O que acha de convidar seu filho para ajudar a preparar uma refeição? Será preciso começar mais cedo porque, provavelmente, o jantar vai demorar para ficar pronto. Mas a diversão é garantida.
Conte uma história para a criança dormir
Você pode aproveitar o tempo para contar uma história antes de seu filho dormir. As possibilidades vão desde uma história inventada por você até um conto de fadas, passando por uma história conhecida de um livro ou mesmo por cantar uma música de ninar.
Independentemente da atividade que realizar, esses momentos ficarão guardados na memória dos seus filhos.
Quer saber mais sobre como participar com qualidade da educação dos filhos?Acesse o site e leia o artigo completo.
Grupo SEB
Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.