Mandarim: 6 recursos gratuitos para quem quer aprender o idioma

Aprender mandarim pode ser mais fácil e divertido do que você imagina!

Conteúdo por Estudar Fora
10/05/2024 08:01 / Atualizado em 27/06/2024 13:56

Com a crescente relevância da China no cenário geopolítico, aprender mandarim vem se tornando uma boa oportunidade para se diferenciar no mercado de trabalho.

O país asiático conta com algumas das melhores universidades do mundo e vem se consolidando como referência em ensino e educação.

Confira 6 plataformas gratuitos para quem quer aprender mandarim
Confira 6 plataformas gratuitos para quem quer aprender mandarim - EikoTsuttiy/iStock

Duas universidades chinesas estão entre as 25 melhores do mundo no disputado QS ranking, são elas a Peking University e a Tsinghua University, ambas localizadas na cidade de Pequim.

Para estudar em qualquer uma das duas, não é necessário ser fluente em mandarim, entretanto, falar o idioma chinês pode abrir inúmeras portas tanto nos estudos quanto profissionais.

Aprender mandarim online

Apesar do crescimento do país, ainda há bem menos recursos gratuitos para aprender mandarim do que para inglês, por exemplo.

O fato de ser um idioma mais distante do nosso, quando comparado com o inglês ou espanhol, e utilizar os caracteres chinês, um dos sistemas de escrita em uso mais antigos do mundo, são alguns dos motivos para ainda ser pouco aprendido pelos brasileiros.

O mandarim é uma língua tonal, o que significa que a entonação das sílabas pode alterar o seu sentido, e o idioma nativo de cerca de 921.500 milhões de pessoas.

Por isso, a seguir, selecionamos cinco recursos para te ajudar a aprender mandarim de graça.

1 – Clube de Chinês/Pula Muralha

Brasileiros interessados em aprender mandarim precisam conhecer o Clube de Chinês, criado a partir do Pula Muralha, o maior canal do YouTube dedicado ao ensino do idioma.

Criados pela Si Liao (ou Si Si, para os conhecedores), chinesa radicada no Brasil, tanto o site quanto o canal não fica só no ensino da língua, mas também fala sobre as diferenças culturais entre o Brasil e a China.

2 – Chineasy

Disponível para Android e iOS, o Chineasy é um aplicativo de estudo de idiomas voltado especialmente para quem quer aprender mandarim e ainda não sabe nada do idioma.

O aplicativo oferece também uma modalidade premium, na qual o usuário precisa pagar num modelo de assinatura, mas a versão gratuita já tem recursos suficientes para você começar.

3 – Memrise

O Memrise é um app semelhante ao Duolingo (que aliás também permite aprender mandarim de graça), mas ele também tem um site por meio do qual é possível estudar online. Suas aulas misturam perguntas de identificação de ideogramas com compreensão auditiva.

Algumas delas até trazem vídeos curtinhos de falantes nativos e pedem que você identifique o que eles estão falando (e essas vão desde palavras bem simples até frases mais complexas).

4 – Skritter

Aprender a identificar ideogramas, pronunciar palavras e entender o que as pessoas estão falando em mandarim é importante. Mas e se você quiser treinar para escrever os caracteres chineses você mesmo?

Nesse caso, um aplicativo como o Skritter vai ser muito útil. Ele funciona, aliás, tanto para quem quer aprender mandarim quanto para quem estuda japonês, uma vez que os ideogramas são os mesmos, ainda que com significados diferentes.

5 – Mandarin Bean

Para aproveitar o Mandarin Bean, você precisa saber pelo menos um pouco de inglês. Afinal, o site todo está escrito nesse idioma.

Mas mesmo com um pouquinho de conhecimento da língua, você ganha acesso a uma montanha de recursos úteis para aprender mandarim. Isso porque o site existe desde os anos 2000, agregando aulas, vídeos, podcasts e outras ferramentas para quem estuda a língua.

O site também permite filtrar as aulas de acordo com os diferentes níveis de proficiência do exame HKS.

6 – LingoDeer

O LingoDeer também está em inglês, mas é um aplicativo de idiomas especializado em línguas asiáticas. Menos popular que o Duolingo, ele se diferencia por fornecer um pouco mais de detalhes teóricos sobre as línguas. 

A plataforma também gira em torno de exercícios práticos, mas disponibiliza textos mais aprofundados sobre gramática, sintaxe e vocabulários trabalhados na prática.