Veja 3 dicas para estudar matemática para o Enem

As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

Para se dar bem em qualquer prova de exatas, fazer cálculos é fundamental. Por isso, quem vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e vestibulares precisa dominar a matemática para garantir uma boa nota.

Na reta final para o Enem, o blog Novos Alunos, do Grupo SEB (Sistema Educacional Brasileiro), reuniu sugestões valiosas para focar e potencializar os estudos da “ciência dos números”. Continue lendo e veja as dicas:

Veja dicas para estudar matemática para o Enem

1. Priorize a concentração

Matemática é, possivelmente, a matéria que exige mais concentração para o estudo. Afinal, uma simples vírgula colocada no lugar errado pode alterar completamente o resultado das contas, fazendo você errar e perder pontos.

Por isso, quer saber como estudar matemática para o Enem? Comece priorizando a concentração! Seja para estudar em casa ou na escola, escolha um lugar silencioso, limpo, organizado, com boa claridade. Você não precisa desligar o celular ou o computador, mas o ideal é não ficar navegando nas redes sociais ou outros aplicativos, combinado?

Use essas ferramentas (celular e computador) apenas para ajudar no estudo, por exemplo, com aplicativos de matemática. Formar um grupo com colegas também é uma boa opção, desde que todos estejam realmente comprometidos com a matéria. Nesse sentido, só tome cuidado para que a companhia não se torne uma distração!

2. Utilize tipos diferentes de exercícios

O Enem tem um modelo específico de prova, mas isso não significa que você só deva resolver exercícios desse tipo. Na verdade, se quer saber como estudar matemática de forma eficaz, a melhor estratégia é testar suas habilidades em todos as diferentes questões.

Por um lado, vale a pena pegar questões típicas do ENEM, até mesmo usando as provas anteriores, porque assim você terá uma noção melhor do que esperar na hora H. Por outro, o exame adota perguntas de múltipla escolha, o que pode confundir quem faz a prova.

Esse tipo de questão não testa apenas o conhecimento do estudante, mas a preparação psicológica também. É por isso que as alternativas são muito parecidas, levando o aluno a questionar seu próprio raciocínio. Cair nessa armadilha significa perder muito tempo revisando cálculos que já estavam certos.

Por isso, fazer alguns exercícios dissertativos é importante, mesmo que eles não apareçam no Enem, pois eles não terão alternativas para distrair e confundir você.

3. Saiba quais tópicos caem mais

As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro
Créditos: Cottonbro/Pexels
As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro

Não podemos encerrar esse post sobre como estudar matemática para o ENEM sem falar da importância de saber quais tópicos caem mais nas provas. Essa informação permite que você dedique seu tempo àquilo que tem maior probabilidade de ser cobrado e não gaste horas com aulas e exercícios que não aparecem tanto assim.

Para tornar seu estudo ainda mais eficaz, nós preparamos uma lista desses tópicos:

  • funções de 1º grau e de 2º grau;
  • progressão aritmética e geométrica;
  • estatística;
  • grandezas proporcionais;
  • porcentagem;
  • trigonometria;
  • análise combinatória.

Outros tópicos podem cair? Sim. Porém, se você conseguir dominar bem esses 7 itens, já terá o conhecimento para acertar uma boa parte da prova.

Quer outras 4 dicas para potencializar os estudos de matemática? Acesse o blog Novos Alunos e leia o artigo completo!


Grupo SEB

Além do blog, que trata sobre assuntos como educação bilíngue, período integral, ensino médio, vestibulares e Enem, você pode acompanhar o conteúdo do SEB por meio da página no Facebook , no perfil no Instagram e no canal do Youtube.