Matrículas abertas na Educação de Jovens e Adultos
EJA visa tornar a educação acessível e transformadora para todos os que desejam trilhar o caminho do conhecimento
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) está com matrículas permanentemente abertas durante todo o ano letivo na cidade de São Paulo, oferecendo oportunidade para aqueles que desejam dar continuidade aos estudos. Para se inscrever, basta comparecer à unidade de ensino mais próxima (veja lista aqui) e realizar o processo de matrícula.
O programa EJA é uma iniciativa voltada para a inclusão educacional, permitindo que jovens e adultos, independente do momento em que estejam em suas vidas, possam retomar o processo de aprendizagem e ampliar suas perspectivas.
A flexibilidade de inscrição durante todo o ano visa atender às necessidades de cada aluno, respeitando seus ritmos e desafios pessoais.
- Sabina recebe exposição interativa que alerta sobre os riscos do uso da internet
- Etecs oferecem mais de 92 mil vagas em cursos gratuitos
- Cursos técnicos gratuitos: IFRJ abre mais de 1.800 vagas
- IFPR abre 7 mil vagas em cursos gratuitos; saiba mais
Abaixo, veja informações divulgada pela Secretaria Municipal de Educação sobre as matrículas na Educação de Jovens e Adultos:
EJA Regular
É oferecida em Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), no período noturno, com carga horária de 4 horas por dia, das 19h às 23h.
EJA Modular
Também é oferecida no período noturno em EMEFs, possui uma carga horária reduzida, de 4 horas, sendo apenas 2 horas e 15 minutos presenciais por dia, flexibilizando os horários de chegada e saída, ideais para quem trabalha e precisa de mais tempo para chegar à escola ou voltar um pouco mais cedo para casa.
Centros Integrados de Educação de Jovens e Adultos (CIEJAs)
Nos CIEJAs a duração da aula também é de 2 horas e 15 minutos por dia. Porém, o grande diferencial é que algumas unidades oferecem opções de estudos nos períodos da manhã, tarde ou noite, sendo que você pode alternar a frequência, de acordo com a sua disponibilidade.
Movimento de Alfabetização Popular de São Paulo (MOVA/SP)
O MOVA mantém turmas de alfabetização nas comunidades, em espaços não escolares, para atendimento de jovens e adultos, nos períodos da manhã, tarde ou noite.
Centros Municipais de Capacitação e Treinamento (CMCTs)
Nos CMCTs os jovens e adultos podem frequentar cursos de formação profissional de curta duração nas áreas de panificação, confeitaria, elétrica residencial, mecânica de automóveis, corte e costura e auxiliar administrativo, nos turnos da manhã, tarde e noite. As duas unidades localizam-se em São Miguel Paulista e Itaim Paulista (zona leste da cidade).