MEC abre 6,7 mil vagas em cursos gratuitos de pós-graduação
Cursos são em parceria com mais de 300 instituições de ensino superior espalhadas por todo o Brasil
Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), abriu inscrições para preencher 6.775 vagas em cursos gratuitos de pós-graduação Stricto Sensu.
São oferecidos diversos cursos de mestrado e doutorado profissionais. As vagas são destinadas à qualificação de professores da rede pública de Educação Básica (ProEB).
Esse é o maior número de ofertas na história do programa, criado em 2011. Os editais para a seleção dos candidatos serão publicados a partir de agosto e a formação começará no início de 2025.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- Fundação Estudar oferece bolsas de estudo em cursos de tecnologia
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
Os cursos gratuitos de pós-graduação do MEC
Ao todo, serão 6.659 vagas para mestrado profissional, em 12 áreas (Matemática, Física, Letras, Artes, História, Biologia, Química, Filosofia, Sociologia, Educação Física, Geografia e Educação Inclusiva), além de 116 vagas para doutorado profissional de História.
O programa oferece a formação continuada, prioritariamente, aos professores em exercício na rede pública de educação básica.
O ProEB é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de professores, que levam os cursos para mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do país.
A iniciativa também conta com a participação de sociedades científicas de diversas áreas. A Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) destina recursos para o custeio do programa e concede bolsas a no máximo 30% dos participantes.
O programa já titulou 16,9 mil professores, com o objetivo de valorizar a experiência do profissional do magistério, contribuir para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas e buscar respostas para os problemas do cotidiano, da escola e da sociedade.