MEC abre vagas em cursos gratuitos de idiomas com certificado
Além dos cursos de inglês, espanhol e francês, há também vagas para curso de proficiência em língua portuguesa
O Ministério da Educação (MEC) segue com inscrições abertas para cursos gratuitos de idiomas –inglês, francês e espanhol–, ofertados na modalidade EaD pela Plataforma Aprenda.
Não há exigência de processo seletivo e, além disso, os cursos podem ser contabilizados como horas adicionais para a faculdade.
A iniciativa do MEC visa atender às necessidades daqueles que buscam aprimorar suas competências linguísticas, contribuindo para enriquecer o currículo profissional.
- Faculdade Santa Casa de SP oferece 417 bolsas para quatro cursos
- 10 cursos gratuitos mais populares da plataforma Eu Capacito
- Curso gratuito com professores de Harvard tem vagas abertas
- USP abre vagas em 80 cursos gratuitos para professores
Além dos cursos de inglês, espanhol e francês, há também vagas para curso de proficiência em língua portuguesa, indicado para refugiados e brasileiros naturalizados, ou para pessoas com interesse em aprimorar seu conhecimento.
Quem pode se inscrever nos cursos gratuitos do MEC?
As vagas são ilimitadas e qualquer pessoa do país pode se inscrever. Os cursos gratuitos têm uma carga horária de 30 horas e devem ser concluídos até o dia 31 de julho deste ano. O acesso às capacitações pode ser feito diretamente na Plataforma Aprenda.
Os cursos possuem carga horária de 40 horas e na modalidade de ensino à distância (EaD), possibilitando flexibilidade para que os alunos possam aprender conforme o seu próprio ritmo de acordo com seu tempo disponível.
Os cursos são compostos por módulos e tarefas específicas que devem ser realizadas. Ao concluir as atividades, os alunos progridem até alcançarem a última tarefa, que garante a conclusão e certificação dos cursos.
Cada curso está dividido em várias turmas e são projetados para atender a diferentes necessidades e níveis de aprendizado.
Espanhol
No curso de espanhol, os alunos irão explorar as habilidades linguísticas e os aspectos culturais, desde saudações e o alfabeto, até verbos essenciais no presente e futuro.
Além disso, o curso ensina o vocabulário básico para viagens, saúde e orientação geográfica.
Inglês
No curso de inglês, as aulas têm início com identificação pessoal, orientação geográfica e transporte. Depois, os alunos passam para os temas de clima, esportes e lazer. A gramática básica também ganha espaço, com foco no uso de tempos verbais presentes e pronomes possessivos.
As aulas de inglês incluem vocabulário relacionado a viagens, alimentação, saúde e ambientes acadêmicos e de trabalho, além de estruturas gramaticais mais complexas, como verbos modais e diferentes tempos verbais.
Francês
O Ministério da Educação também oferece três cursos de francês, focados em diferentes áreas:
O “Francês Aplicado à Gestão” traz destinos turísticos, aeroportos, reclamações, saúde e segurança, e tem carga horária de 40 horas. As aulas do curso exige compreensão de leitura na língua e equipamento com áudio e vídeo.
Já o “Francês Aplicado à Produção e Atendimento” aborda hospedagem, reservas e serviços de restauração, e tem 30 horas de duração.
O terceiro, “Francês Básico” trata de apresentações, vida cotidiana e descrições em aeroportos, e é ideal para estudantes do ensino médio e superior.