MEC oferece 250 cursos gratuitos de qualificação profissional

Os cursos são autoformativos, o que significa que você pode estudar no seu ritmo, de onde estiver e a qualquer hora do dia

24/04/2025 05:02

Buscando qualificação profissional, mas está com a grana curta? A plataforma Aprenda Mais, do Ministério da Educação (MEC), oferece 255 cursos gratuitos de curta duração totalmente online.

Voltada para quem busca qualificação profissional rápida e acessível, a plataforma é uma excelente opção para estudantes, profissionais em busca de atualização ou pessoas que desejam ingressar no mercado de trabalho com mais preparo.

Os cursos são autoformativos, o que significa que você pode estudar no seu ritmo, de onde estiver e a qualquer hora do dia
Os cursos são autoformativos, o que significa que você pode estudar no seu ritmo, de onde estiver e a qualquer hora do dia - gorodenkoff/iStock

Os cursos gratuitos disponíveis abrangem áreas como tecnologia da informação, educação, gestão, meio ambiente, idiomas, turismo, saúde, segurança, comunicação e produção cultural. As capacitações foram são desenvolvidas pelas instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Por serem no formato autoformativo, os conteúdos podem ser acessados a qualquer momento, sem necessidade de processo seletivo ou pré-requisitos específicos. Basta se cadastrar, escolher o curso desejado e começar a estudar.

Além da flexibilidade, a plataforma Aprenda Mais oferece certificado de conclusão gratuito, o que valoriza o currículo dos participantes e pode ser um diferencial em processos seletivos.

Novos cursos gratuitos

Este mês, a plataforma Aprenda Mais abriu 22 novos cursos gratuitos. As capacitações abrangem  áreas como Informação e Comunicação; Desenvolvimento Educacional e Social; Gestão e Negócios; Produção Alimentícia; Turismo, Hospitalidade e Lazer; Recursos Naturais; Ambiente e Saúde; Segurança; Infraestrutura; Idiomas, Línguas e Literatura; e Ciências Exatas.

Os 22 novos cursos gratuitos

  1. Estrutura de Dados;
  2. Funcionários de Escolas: Cidadãos, Educadores, Profissionais e Gestores;
  3. Gestão Financeira em Cooperativas;
  4. Microbiologia de Alimentos;
  5. Roteiros Turísticos;
  6. Biomas Brasileiros;
  7. Ecologia;
  8. Legislação Cooperativista;
  9. Planejamento e Organização do Turismo;
  10. Recursos Naturais e Florestais;
  11. Administração Pública;
  12. Cálculo Técnico;
  13. Economia Solidária;
  14. Lei de Responsabilidade Fiscal;
  15. Orçamento Público;
  16. Cooperativismo: Gestão e Implementação;
  17. Inglês;
  18. Saúde da Mulher e do Recém-Nascido;
  19. Saúde e Segurança no Trabalho;
  20. Educação Cooperativista;
  21. Gestão Ambiental de Cidades; e
  22. Materiais de Construção: aglomerantes e concretos.